Saiba como você pode mudar o futuro do Brasil apadrinhando uma criança

As crianças são o futuro do Brasil. Essa é uma frase comum e ouvida muitas vezes, afinal os jovens de hoje serão os adultos de amanhã que tomarão decisões importantes para a nossa sociedade. Mas, você já parou para se questionar em qual condição muitas desses crianças e adolescentes se encontram no nosso país?

De acordo com os dados do IBGE, em 2016, o país tinha cerca de 13,4 milhões de pessoas vivendo em condição de pobreza extrema – e desses a maior parte são crianças de até 14 anos, contabilizando 4,2 milhões de jovens, cerca de 42,4%. Essa mesma pesquisa apontou que a maior parte dessas pessoas vive no Maranhão, Acre, Pará e Ceará.

Os dados alarmantes não param por aí, uma pesquisa da fundação Abrinq mostrou que 2,6 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil, a maior parte vivendo nas regiões Nordeste e Sudeste.

Uma situação preocupante, não é mesmo? Mas você sabia que o seu gesto pode ajudar a modificar muitas dessas vidas e consequentemente o futuro do Brasil? Continue lendo este post e saiba como!

O apadrinhamento e o futuro do Brasil: qual a relação?

A pobreza ainda é uma preocupação no nosso país. A desigualdade social e a falta de oportunidades são responsáveis por muitos dos problemas sociais que vivenciamos. Uma criança que nasce em uma família que luta para ter o que comer, certamente, não terá as mesmas oportunidades de crescimento de outra que está em um lar mais bem estruturado economicamente.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para muitos desses jovens, que acabam abandonando a escola para ajudarem a compor a renda familiar. Em regiões como o Nordeste e o Norte do Brasil, entre 54% e 60% das crianças vivem em famílias com renda domiciliar per capita mensal igual ou menor que um salário mínimo.

Para mudar essa situação muitos programas governamentais surgiram, como é o caso do Bolsa Família, mas eles são insuficientes. Infelizmente a maior parte das nossas crianças ainda não têm acesso a uma vida digna, com moradia, segurança e alimentação garantida, oferecendo condições de se desenvolverem plenamente e a terem uma infância adequada.

Nesse sentido, muitas organizações sociais realizam um trabalho mais focado e capaz de modificar de verdade a vida dessas pessoas. O apadrinhamento tanto financeiro como afetivo é capaz de ajudar a alterar essa realidade, financiando projetos nessas comunidades mais carentes e ainda ajudando a transmitir valores importantes para essas crianças.

Não são raros os exemplos de pessoas que tiveram suas vidas modificadas graças ao apadrinhamento. Foi a partir dessa ajuda que essas crianças puderam vislumbrar uma nova realidade  e terem acesso a condições básicas, como água potável ou saneamento.

Apadrinhamento financeiro e afetivo: qual a diferença?

Muitas organizações sociais trabalham com o apadrinhamento e nós temos falado bastante sobre ele neste conteúdo. Mas você sabe a que se refere exatamente esse termo?

O ato de apadrinhar acontece quando um cidadão assume a responsabilidade por um menor de idade, seja provendo recursos financeiros ou seja oferecendo recursos afetivos para que esse jovem supere uma condição de vulnerabilidade.

O apadrinhamento está ligado a um compromisso. Como nem sempre esses jovens são atendidos pelo Estado, que deveria oferecer condições mínimas de vida a todas as pessoas, muitas organizações sociais visam modificar essas realidades.

Por exemplo, a falta de água potável é um problema que afeta várias regiões do Brasil. Alguns projetos trabalham de modo a levar água potável a mais famílias e crianças, garantindo que elas terão uma infância com menos privações e mais saúde.

O recurso financeiro para que isso aconteça vem dos padrinhos que provem assistência financeira aos projetos e garantem que essas crianças terão melhores condições de vida.

Além do apadrinhamento financeiro, no qual o padrinho se predispõe a pagar uma quantidade fixa por mês para que a organização social use esse valor em seus projetos, também existe o apadrinhamento afetivo.

Nesse último caso, além da ajuda financeira, o padrinho poderá se corresponder com a criança, por meio de cartas, telefonemas ou até visitas pessoais, oferecendo um suporte emocional e também contribuindo com valores importantes, já que nem sempre essas crianças se encontram em famílias estruturadas.

Quais os benefícios do apadrinhamento para essas crianças?

Depois de ler o tópico anterior, já deu para notar que existem muitas vantagens tanto no apadrinhamento financeiro como no afetivo, não é mesmo? Essa ajuda é fundamental para que as organizações consigam levar adiante projetos sérios, capazes de modificar a realidade de muitas comunidades e, consequentemente, o futuro do Brasil.

Veja alguns benefícios dessa atitude:

  • as organizações sociais conseguem ter recurso financeiro para colocar em prática projetos que visem modificar a realidade de muitas comunidades, revertendo a condição de vulnerabilidade social na qual muitas crianças e jovens se encontram;
  • as crianças têm a certeza de que terão sua infância resguardada, com mais acesso a educação e condições mínimas de saúde, saneamento básico, entre outros pontos essenciais;
  • a comunidade como um todo é favorecida com os projetos sociais que visam melhorar as condições de todos, criando mais oportunidades;
  • as crianças apadrinhadas conseguem ter um exemplo de boas atitudes, se espelhando nos padrinhos para vislumbrarem um futuro melhor;
  • as crianças apadrinhadas sentem-se protegidas e valorizadas, sendo a figura do padrinho muito mais do que apenas um provedor financeiro para os projetos sociais, mas também alguém que se importa com o seu futuro.

E, claro, para o padrinho também existem benefícios como ter a certeza de que você está fazendo a sua parte para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades, apoiar projetos sociais sérios, ter acesso a prestação de contas e saber como a sua ajuda tem sido usada e poder acompanhar o desenvolvimento de uma criança, garantindo um futuro melhor a ela e a todas as demais envolvidas nos projetos.

Como escolher a organização social certa?

Para garantir que todos esses objetivos serão alcançados e que a sua ajuda financeira ou afetiva realmente contribuirá para o futuro do Brasil é essencial escolher corretamente a organização social. Algumas dicas podem lhe ajudar nesse sentido como:

  • conferir como é a transparência da organização;
  • saber dos prêmios que os projetos já ganharam;
  • conversar com outros padrinhos;
  • ler histórias de crianças que tiveram suas vidas modificadas pela organização social;
  • saber qual é a história da organização social;
  • entender como a organização social é tratada pela mídia;
  • saber quais são os parceiros e apoiadores dos projetos desenvolvidos;
  • entender quais são os projetos da organização e onde eles são realizados;
  • saber dos números da organização social;
  • conversar pessoalmente ou por telefone com os responsáveis, tirando as suas dúvidas.

Como você viu, atuar como padrinho financeiro ou afetivo pode ser um passo decisivo para modificar a vida de várias crianças e jovens e também o futuro do Brasil. Se você está disposto a contribuir e fazer parte dessa mudança, descubra como se tornar um padrinho do ChildFund Brasil.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM