Amor ao próximo: 5 atitudes para transformar a vida das pessoas

Apóie projetos sociais sérios!

Você pode ajudar uma criança mensalmente com menos de R$ 2,00/dia?

apadrinhe uma criança

Qual valor você conseguiria contribuir agora?
(sem vínculo mensal)

preencha seus dados

Agradecemos o seu interesse em transformar vidas!
Um de nossos consultores entrará em contato com você, no horário escolhido.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje. Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: a parábola do bom samaritano.

Na passagem citada, Cristo destaca a atitude de um jovem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida. Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado. Somente o terceiro que passava por ali ─ o samaritano ─, prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.

E mais: levou aquele senhor a uma hospedaria, pagou pelos serviços e ainda disse que se preciso fosse voltaria ali para arcar com outros custos necessários à recuperação daquele enfermo. Essa parábola de Jesus, embora seja contada há quase dois mil anos, nos chama a atenção pela atualidade do ensinamento: quantas vezes somos chamados ao trabalho e realmente nos empenhamos em contribuir com aqueles que mais precisam?

Certamente, o valor da história está justamente na atitude de empatia do samaritano em ajudar o próximo. Ou seja: ele não deixou a responsabilidade para que outro que passasse prestasse o atendimento. Não! Ele se viu convocado a contribuir e cumpriu o seu propósito. Um ótimo e inspirador exemplo para os dias de hoje, nos quais se fala tanto de empatia, mas nem sempre se esclarece o que é isso na prática.

Apesar dessa parábola nos mostrar a empatia e um exemplo prático do amor ao próximo, qual é a definição para esse termo?

O que é amor ao próximo?

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo

freestocks-org-Y9mWkERHYCU-unsplash (1)

Tão importante quanto desenvolver esse nobre sentimento, é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho. Para lhe ajudar, listamos 6 atitudes que você pode adotar para transformar a vida de quem mais precisa.

1. Tenha atitude humanitária e ame o próximo

É natural que as lições cristãs nos tornem mais preparados para estender a mão a quem mais precisa e colocar em prática o ensinamento de amor ao próximo. Contudo, na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária.

É por isso que colocamos essa como nossa a primeira dica. Para que você compreenda o que representa isso na prática, listamos alguns hábitos saudáveis que vale a pena cultivar para atingir esse propósito:

  • seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho, pois não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil pode representar muito para aqueles que estão à nossa volta;

  • respeite vagas de estacionamento e dê preferências em passagens: os locais destinados a idosos, deficientes e gestantes precisam ser dedicados àqueles que precisam. Faça valer esse direito! Se notar alguém que não tenha percebido isso, seja educado e comente com a pessoa também;

  • valorize a paz dentro do lar: muitas vezes temos muita paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo religioso, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também uma atitude humanitária;

  • respeite o próximo: apesar das diferenças entre as pessoas, é preciso praticar o respeito pelo outro. As diferenças não existem para separar, mas sim para unir e diversificar a vida. Respeitar um pensamento, estilo de vida ou as características diferentes do outro é uma forma de amá-lo.

2. Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo

Na recomendação acima, falamos de atitudes que devemos ter durante as 24 horas do dia. Mas, já pensou em dedicar uma hora por semana ou um período maior por mês para ser voluntário em iniciativas transformadoras?

Existem inúmeras formas de fazer isso: desde vínculos regulares, em projetos sociais que demandam envolvimento frequente, até as atuações esporádicas em mutirões e ações em datas comemorativas, por exemplo.

E se a falta de tempo for o seu problema, também é possível optar pelo voluntariado digital. Nele, você pode distribuir conteúdos pelas redes sociais que divulguem iniciativas inspiradoras, para engajar voluntários ou mesmo doadores. É um trabalho também valoroso e que pode ser feito em vários momentos do dia, até mesmo de madrugada ou no final de semana.

3. Compartilhe o que faz bem

Ainda nessa onda das redes sociais, é importante exteriorizarmos (colocar para fora mesmo) aquilo de melhor o nosso coração carrega. E isso significa dizer palavras construtivas, que levem ânimo e esperança.

Nos dias de hoje, com tanta coisa ruim acontecendo, não podemos nos colocar no papel de incentivar o desânimo, soltando frases  como: “ah, não tem mais jeito” ou “está tudo perdido”.

Quem tem amor ao próximo, dá valor às palavras e evidentemente sabe empregá-las com todos aqueles que cruzam o seu caminho. E isso vale também para o ambiente virtual. Afinal de contas, uma postagem nossa pode chegar onde nem imaginamos.

Por isso,  transborde essa atitude humanitária de incentivo e de positividade nas redes sociais. Há um pensamento bem legal de Alziro Zarur, um radialista brasileiro, que diz: “uma palavra, pode salvar uma vida. Uma palavra pode perder uma vida”. Pense nisso!

4. Escute músicas e leia frases de amor ao próximo

Além de compartilhar o amor ao próximo por meio das redes sociais, você pode alimentar em si mesmo esse sentimento. As frases e as músicas de amor ao próximo são ótimas para fazer crescer esse sentimento.

Sendo assim, confira algumas frases que você pode ler, refletir e até levar como um mantra para a sua vida:

  • “respeitar a liberdade de individualidade de todos é uma forma de amor ao próximo”;

  • “amor ao próximo é a maior prova de que a humanidade existe”;

  • “dê amor ao próximo e a vida te dará muito mais do que você tinha antes”;

  • “o amor ao próximo consiste em fazer ao outro aquilo que você gostaria que fizessem para você”;

  • “ninguém sabe a dor que o outro passou. Ninguém sabe as lutas que o outro lutou. Ame mais, julgue menos”;

  • “respeito e amor ao próximo são a base para um mundo melhor. Respeite e ame tudo e todos que vivem a sua volta.”.

Agora, vamos ver algumas músicas que falam sobre esse sentimento de empatia e ajuda ao outro para você ouvir durante o dia:

  • Amar ao próximo – Edson e Hudson;

  • Amor é pra quem ama – Lenine;

  • O seu amor – Caetano Veloso.

Essas músicas falam do amor ao próximo e sobre como ele é importante para todas as pessoas. Ao ouvi-las e prestar atenção em suas letras, podemos perceber e internalizar esses pensamentos. Assim, você se alimenta de amor e depois o transmite para o outro em forma de ajuda, de respeito e de humildade.

5. Exerça o consumo consciente

Em um planeta tão interligado quanto o nosso, você já pensou que toda ação nossa tem uma reação? E isso não é diferente na relação de consumo.

Basta uma ida descontrolada ao supermercado, que podemos disparar um processo de desperdício ─ o que é um crime em um planeta com tanta gente passando fome. Dessa forma, incentive o consumo consciente: compre só o que for necessário!

Isso também significa dar atenção aos itens que temos. Não é porque foi lançado um novo smartphone, que precisamos deixar de lado aquele que está em bom funcionamento. Caso deseje trocar, doe o aparelho anterior.

Com as peças de roupas, faça a mesma coisa. Ao comprar um item novo, doe um que esteja parado no seu guarda-roupa. Assim, damos utilidade para o que não usamos mais e praticamos o amor ao próximo!

6. Apoie projetos sociais sérios

Outra maneira de fazer valer o sentimento cristão e o amor ao próximo é incentivar projetos sociais sérios e que sejam realmente transformadores. Priorize associações civis que tenham atuação consolidada, experiente e que realmente realizem atividades que gerem impacto social.

O ChildFund Brasil, por exemplo, demonstra bem o que representa uma atuação de qualidade. Ele está há mais de 50 anos no país e realiza projetos para transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Ao assumir um compromisso financeiro que cabe no seu bolso, você investirá no futuro melhor de famílias que sequer sabem como será o dia de amanhã. São várias as histórias transformadas, como conta este ebook gratuito e especial. Conheça esse trabalho e veja como realmente ele transforma a vida de milhares de brasileiros que sonham com um futuro mais digno!

E a sétima dica é você quem dará! Que tal compartilhar nos comentários abaixo o que tem feito para exemplificar o amor ao próximo? Fique à vontade para trazer seus exemplos, que podem ajudar a inspirar outras pessoas também.

Padrinho de Sonhos

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM