Mensagem de afilhada para padrinho

Pequenos gestos conseguem mudar a nossa forma de pensar e de agir, afinal de contas, a diferença está nos detalhes. Prova disso é a cartinha que temos neste post, mostrando como o padrinho da Rosiliane está conseguindo transformar o mundo dessa jovem (o seu presente e, especialmente, o seu futuro), sendo um padrinho financeiro por meio do ChildFund Brasil.

Quer descobrir como o apadrinhamento financeiro pode ajudar a transformar a vida de várias pessoas? Continue a leitura!

Por que os vínculos afetivos são importantes?

O vínculo afetivo já começa, nas nossas vidas, durante a gestação. Temos naquele momento um ambiente protegido e estamos diretamente e emocionalmente ligados a outra pessoa. Isso é extremamente importante para o nosso desenvolvimento até o nascimento.

A partir daí, outros vínculos serão construídos. O mais importante é o familiar, que será a nossa base para criar outras relações no futuro e poder ter uma relação saudável com outras pessoas. O desenvolvimento, tanto físico quanto emocional da criança depende disso.

É bastante comum ver os pequenos problemas emocionais, justamente por causa da falta desse vínculo e isso gera consequências em diversas áreas da vida, principalmente na escola. A criança e o jovem sentem-se desmotivados e o aprendizado diminui.

Dentre esses problemas emocionais temos, por exemplo, algumas estatísticas que mostram como eles podem interferir no dia a dia da criança e de quem convive com ela. É possível que cerca de 13 % das crianças com 6 anos de idade tenha algum tipo de transtorno mental.

Isso se torna uma bola de neve já que, quando adulto, não terá as ferramentas necessárias para se tornar alguém de sucesso e sair do círculo vicioso que muitos em situação de pobreza acabam entrando.

Um estudo feito pelo Comitê Científico Núcleo Ciência pela Infância mostra dados e estatísticas que comprovam como esses vínculos são essenciais para a formação da criança.

Qual é a importância do apadrinhamento?

Todos nós queremos um mundo melhor, onde as pessoas não passem por necessidades básicas, como a fome, por exemplo. Também queremos um mundo sem violência, mas a pobreza em certos locais impede que isso aconteça.

Não precisamos esperar que outros façam  algo pelas pessoas, nós podemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Por mais que o panorama pareça ruim, sempre há esperança e ela está nas suas mãos, basta querer realmente fazer algo.

Por meio do apadrinhamento, você consegue dar maiores recursos para que essas crianças e adolescentes possam ter um futuro melhor. Ter a consciência de que você conseguiu mudar a vida de alguém é a maior recompensa de todas.

E não estamos falando apenas da ajuda financeira. Como foi dito acima, o vínculo afetivo é de extrema importância. Nós, seres humanos, precisamos criar relacionamentos para viver e crescer isolado, longe do afago e do carinho de outra pessoa pode gerar consequências irreparáveis.

Uma sociedade melhor no futuro

O que antes, para esses jovens, não passava de sonhos, com a sua doação pode se tornar realidade. Com isso, todos saem ganhando, afinal de contas, você está contribuindo para uma sociedade melhor no futuro.

Além disso, você terá a satisfação de que a sua ajuda está realmente gerando bons frutos. Ao receber notícias da melhora e evolução do seu afilhado e saber que está fazendo parte dessa transformação, certamente entenderá como a sua doação financeira e afetiva fez diferença na vida dele.

Mensagem de afilhada: um vínculo afetivo duradouro

Para criar esse vínculo afetivo tão essencial na vida de qualquer pessoa, primeiro você precisa escolher uma instituição séria que promova esse tipo de modalidade. Após escolher quem você deseja apadrinhar, e se comprometer a fazer doações mensalmente, você pode mandar cartas, fotos, conversar com a criança por ligação telefônica e até agendar um visita e ir conhecê-la pessoalmente. Essas pequenas atitudes farão uma grande diferença para ela perceber que alguém se importa com o futuro dela e que não está só nessa jornada.

Este foi o caso do  David com a Rosiliane. Receber uma mensagem da afilhada como essa, é motivador e é uma forma de ter a certeza de que o seu dinheiro está realmente mudando a vida de alguém. O David conseguiu ver de perto como o pouco pode representar ser muito para aqueles que não tem praticamente nada!

Certamente, essa convivência trará mudanças para a vida dela e também para a sua, que pode passar a enxergar o mundo de outra forma.

Leia a linda cartinha que a Rosilane escreveu para o seu padrinho David:

“Querido padrinho David,

É com o coração transbordando de alegria que eu escrevo para você, para dar minhas notícias e ao mesmo tempo saber as suas. Padrinho, aqui está muito quente e ventando muito. E aí como está o clima? Espero que esteja do seu gosto.

Padrinho, também quero agradecer a carta e o cartão que você mandou para mim. Gostei muito, e também adorei o desenho da Christina, e tô muito feliz em saber que ela começará a 2ª série, estou torcendo por ela. Padrinho, comigo e minha mãe graças a Deus está tudo bem, só estamos, muito triste, pois meu pai faleceu há quatro meses atrás. No dia 27 de abril, ele teve um infarto e não resistiu, rezamos para que onde ele esteja, ele esteja feliz e em paz. Finalizo por aqui com um forte abraço para todos vocês, e que todos fiquem com Deus.

Rosilane Pinheiros dos Santos”

São os pequenos gestos que mudam o mundo. Quando você apadrinha uma criança, você não faz apenas uma doação financeira, você doa amor, afeto, sonhos, esperança e oportunidades. Você também pode, assim como o David, começar a mudar a vida das pessoas por meio do apadrinhamento financeiro.

O que é o apadrinhamento financeiro?

Diversas crianças e jovens passam por situações de extrema pobreza em várias partes do país. Muitos com famílias e comunidades desestruturadas, que precisam que, não só os jovens, mas também as crianças trabalhem para ajudar na renda e, por conta disso, nem sempre podem ter acesso a oportunidades para construir um futuro melhor e diferente para elas

Por meio do apadrinhamento financeiro, qualquer pessoa tem a chance de promover uma transformação na vida de uma criança e você mesmo pode escolher quem será o seu afilhado ou afilhada. É possível saber onde eles moram, qual é a sua idade, seus sonhos e as condições de vida na qual ela se encontra.

A partir dessa escolha, o próximo passo é fazer uma doação. A organização investirá esse dinheiro em diversos projetos que ajudam na mudança, não apenas de uma única pessoa, mas de toda a comunidade.

Resultados a longo prazo

A equipe do ChildFund Brasil visa sempre o resultado no longo prazo. A ONG foca em projetos sociais que envolvam a comunidade, os responsáveis dos jovens e das crianças e também a sociedade como um todo. O principal objetivo é desenvolver um ambiente propício para o crescimento das futuras gerações. Assim, você oferece condições para uma estrutura de vida mínima que qualquer pessoa precisa. Uma das coisas mais importante é que a ONG visa a promoção de resultados a longo prazo e não apenas na resolução de situações pontuais.

Quer que outras pessoas também tenham essa experiência? Compartilhe este post nas redes sociais. Apadrinhe e sinta você também o quanto pode fazer a diferença na vida de uma criança!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM