Conheça 13 projetos que podem transformar a vida de crianças e adolescentes

Compreender bem os projetos realizados por uma organização social é uma maneira de entender sua eficácia. Isso porque é a partir dessas iniciativas que se consegue mensurar o quanto a contribuição financeira, feita à entidade, está sendo bem empregada, sobretudo, gerando resultados de transformação. Por isso, no ChildFund Brasil a área de desenvolvimento social recebe uma especial atenção: é dela a responsabilidade de gerir programas, projetos e tecnologias sociais — ações que são decisivas para mudar para melhor a realidade de crianças, adolescentes e jovens.

300.9182.10.113 possui termo de autorização

Na prática, ocorre dessa maneira: os programas agrupam as pessoas beneficiadas em prol de um objetivo geral, para atender às demandas comuns àquele grupo atendido. Na tabela abaixo, mostramos os 5 programas desenvolvidos pelo ChildFund Brasil:

PROGRAMA FAIXA ETÁRIA
Cuidando dos primeiros anos de vida 0 a 5 anos
Crianças educadas e confiantes 6 a 4 anos
Jovens capacitados e participativos 15 a 24 anos
Família e organizações protetoras e integradas para o desenvolvimento Abrange a família
Sociedade comprometida com os direitos das crianças e dos adolescentes Abrange a comunidade


As tecnologias sociais são as metologias utilizadas para que essa transformação ocorra. Já os projetos do ChildFund Brasil totalizam 13 e singularizam frentes de ação de impacto social e com resultados bem interessantes. Fizemos um breve resumo de cada um deles para que você possa compreender melhor:

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

Fortalecimento dos vínculos interpessoais: essa frente atua no fortalecimento da convivência familiar, visando à construção e reconstrução de vínculos saudáveis.

Sustentabilidade do lar: esse projeto atua para que as crianças e adolescentes (assim como suas famílias) conquistes o direito de sobrevivência digna, sobretudo facilitando o acesso a meios de vida sustentáveis.

Convivência comunitária — participação e cidadania: essa ação focaliza especialmente organizações e redes comunitária, com vistas a contribuir na realização de atividades de impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Competências familiares: atua para que a família tenham suas competências desenvolvidas na proteção e cuidados de crianças com idade entre 0 e 5 anos.

A criança e o ambiente favorável para o seu desenvolvimento pleno: essa frente também fomenta ações de empoderamento das organizações e redes comunitárias para que estas atuem diretamente na proteção e defesa de meninas e meninos.

Eu, Você e minha Escola — integração que transforma:  essa frente tem como objetivo contribuir para o que o ambiente escolar seja um espaço de integração comunitária para, assim, favorecer transformações necessárias e de impacto no torno.

Eu, Você e a Paz — um pacto que se faz: esse projeto visa promover o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a partir do protagonismo de crianças e adolescentes, além da participação cidadã.

Promoção da participação ativa dos jovens: envolve meninos e meninas nos processos de definição e execução do orçamento público destinado às políticas voltadas para a infância e juventude no município. Para isso, instiga o reconhecimento social do potencial de criança e inovação desses jovens.

Qualificação pessoal e profissional: auxilia para que os jovens se preparem adequadamente e tenham condições de serem absorvidos no mundo no trabalho.

Identidade e Cultura Cidadã: atua diretamente para que os jovens tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos, a partir de suas identidades pessoais e coletivas.

Competência municipais: esse projeto atua para que as políticas públicas planejadas estejam em sintonia com outras ações empreendidas para que, dessa forma, haja mais eficiência no investimento dos recursos públicos.

Sociedade mobilizada para defesa dos direitos à Educação, Participação e Proteção: apoia a realização de campanhas nacionais como foco na defesa do direito à educação, participação e proteção de crianças, adolescentes e jovens.

Organizações juvenis influenciando as políticas públicas: esse projeto fortalece as organizações/ redes juvenis para a sua atuação junto a instâncias de deliberação de políticas públicas.

Viu só quantos projetos? Ajude esse trabalho a se expandir, saiba como clicando aqui.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM