Faça sua doação: 6 motivos para apadrinhar financeiramente

Engana-se quem pensa que para modificar a vida de uma criança em situação de vulnerabilidade é preciso grandes esforços. Na verdade, com uma pequena contribuição mensal, você já será capaz de promover muito mais qualidade de vida a menores que vivem em comunidades carentes ou que precisam de apoio para terem mais oportunidades.

Entre essas possibilidades está o apadrinhamento financeiro, um programa bastante importante e que tem trazido benefícios significativos na vida de muitas crianças e jovens por todo o país. Quer saber mais como esse programa funciona? Então continue a leitura e faça a sua doação!

Mas, o que é o apadrinhamento financeiro?

Apadrinhar é um dos atos mais nobres que um ser humano pode ter, mostrando comprometimento com uma criança e ajudando-a com conselhos e amizade. Existem dois tipos de apadrinhamento possível: o afetivo e o financeiro.

O afetivo envolve contatos com o menor que pode estar vivendo em abrigos ou em condições de insalubridade dentro da sua própria família. Já o apadrinhamento financeiro é uma doação mensal que será destinada a uma instituição não governamental para financiar projetos que visem melhorar as condições de vida dessa criança, fomentando programas de apoio para educação financeira, reforço educacional, cidadania, entre outros.

A grande diferença entre o apadrinhamento financeiro e a doação, é que, com o apadrinhamento você contribui para uma  transformação sustentável na vida de uma criança, garantindo que ela tenha acesso a ferramentas e oportunidades para que ela  que consiga, dessa forma, vislumbrar um futuro melhor.

Por que eu devo optar pelo apadrinhamento financeiro?

Agora que você já compreendeu melhor o que é o apadrinhamento financeiro, talvez já tenha notado algumas vantagens importantes dessa modalidade de doação, não é mesmo? Veja algumas em detalhes.

1- Chance de mudar a vida de uma criança

O apadrinhamento financeiro possibilita que você, com uma doação mensal, consiga modificar totalmente a vida de uma criança em situação de extrema pobreza, ajudando a financiar programas que realmente vão impactar a vida dela e oferecer uma chance de um futuro melhor.

Com o valor que você paga todos os meses, instituições como o ChildFund Brasil conseguem desenvolver programas diversos, atuando em vários níveis dentro de comunidades em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade e também das famílias dessas crianças, como: integração com a  e famílias, fortalecimento dos vínculos interpessoais, defesa dos direitos à educação, à participação e à proteção, sustentabilidade do lar, entre outros.

2- Você pode acompanhar como suas doações são usadas

As instituições sérias têm muito apreço com a transparência e a prestação de contas e, regularmente, enviam aos seus padrinhos relatórios com todos os indicativos de como o seu dinheiro está sendo usado, quantas crianças estão sendo atendidas e como a vida delas está sendo modificada para melhor.

Isso lhe dá a certeza de que a sua doação realmente tem sido revertida em benefícios e, principalmente, de que você está ajudando a fazer a diferença na vida de uma criança ou jovem que, provavelmente, poderá ter um futuro melhor graças a sua generosidade.

No site do ChildFund Brasil, por exemplo, você encontra relatos das próprias crianças explicando como o apadrinhamento foi fundamental para a melhoria em  vidas , além de prestação de contas de todos os valores investidos nos programas e os resultados alcançados com essas ações.

3- Ajudar que instituições sérias continuem existindo

Com o valor do seu apadrinhamento, você estará fomentando para que instituições e programas sérios continuem existindo, fortalecendo o terceiro setor e ajudando, de verdade, a tornar o nosso país melhor.

Assim, é muito importante fazer uma escolha consciente, encontrando aquela organização que seja reconhecida no seu setor, que tenha uma história de confiança e o apoio de empresas sérias e, claro, que trabalhe de forma transparente, como é o caso do ChildFund Brasil.

4- Facilidade para começar e parar quando quiser

Doar é um ato de caridade e de espontaneidade, o que significa que qualquer pessoa que resolva apoiar uma causa tem total autonomia para decidir quando começar e quando parar de realizar as suas doações.

Com o apadrinhamento financeiro, isso não é diferente. Assim, você terá total autonomia para decidir quando deseja começar a doar e quando parar.

Isso significa que, se por algum motivo, você vier a enfrentar uma situação difícil economicamente, por exemplo, não terá de ser obrigado a permanecer doando por um período pré-determinado de meses. A qualquer momento, você poderá optar em suspender as doações e retornar com o programa quando for mais conveniente para você.

5- Possibilidade de criar vínculos com uma criança

Se você deseja ir além das contribuições mensais e realmente começar a criar laços afetivos com uma criança, algumas organizações, como o ChildFund Brasil, oferecem a possibilidade de você escolher uma criança para apadrinhar financeira e criar um vínculo afetivo, oferecendo conselhos, escrevendo cartas, enviando mensagens de aniversário e muito mais.

Essa é uma opção muito importante para as crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade, já que mostra para elas que alguém se importa e está torcendo para que tenham um futuro melhor.. Assim, além da contribuição mensal, você poderá criar vínculo com uma criança, e até visitá-la, ajudando a transmitir valores para que essa criança se torne um cidadão responsável e feliz.

Além disso, em ocasiões especiais, como aniversário, dia das crianças, fim de ano e outros, você poderá enviar presente a criança apadrinhada, reforçando o vínculo emocional, muito importante para que esse jovem consiga se desenvolver de forma saudável, com amor e afeto.

6- Faça sua doação! Mudanças positivas também na sua vida

Além de todos os benefícios para as crianças atendidas, quem apadrinha também sente mudanças na própria vida. Afinal, doar e ajudar as pessoas também traz felicidade e um sentimento de auto-realização, sabendo que você está contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor e ainda para dar mais oportunidades aos nossos jovens.

Como você viu, se tornar um padrinho ou madrinha é uma ótima maneira de contribuir para a nossa sociedade, modificando totalmente a vida de uma criança em situação de pobreza, fomentando programas que  oferecem a ela mais condições para se desenvolver socialmente e também psicologicamente.

Já está convencido dos benefícios do apadrinhamento  financeiro? Então faça sua doação! Entre em contato com o ChildFund Brasil e saiba mais sobre nossos projetos e as formas de doações.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM