Pequenos gestos que podem mudar o mundo

Todos os dias vemos nos noticiários muitas tragédias. Pessoas que roubam e matam, tráfico de drogas, a educação pública vai de mal a pior e muitos ainda vivem em situação de extrema pobreza. Nós queremos que as coisas melhorem, mas é possível mudar o mundo? É possível fazer algo para amenizar todo esse caos?

Sim, é possível. Nós podemos ser a mudança que queremos ver no mundo e, para que isso aconteça, nem é preciso fazer sacrifícios ou algo grandioso. Com pequenos gestos é possível realizar mudanças no presente que podem se tornar grandes transformações no futuro.

Quer saber o que você pode fazer pelo outro e pelo mundo? Então veja as nossas sugestões abaixo. Não precisa praticar tudo se não puder, se escolher realizar apenas um delas, já será significativo.

1. Diga não ao desperdício de alimentos

Apesar das boas práticas contra o desperdício de alimentos, o Brasil ainda é um dos países que mais joga comida fora todos os dias. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) o nosso país consegue desperdiçar até 40% de tudo o que consome.

É muita comida, principalmente quando consideramos que, no Brasil, ainda existem mães que deixam de comer para não ver os filhos passando fome.

Há muitas formas de evitar o desperdício de comida:

  • use as sobras do almoço para fazer novos pratos no jantar;
  • congele os alimentos;
  • verifique, periodicamente, a data de validade dos produtos que estão no armário para usá-los antes do vencimento;
  • faça um planejamento de tudo o que realmente precisa comprar no supermercado;

2. Seja um consumidor consciente

Vivemos numa era de capitalismo excessivo, mas não precisamos ser sugados por ele. Se você olhar a sua volta poderá identificar diversos objetos que você não precisa e outros que foram comprados por impulso.

Tente um estilo de vida mais minimalista, ou seja, passe a comprar apenas o que é realmente necessário. É melhor gastar um pouco mais em um único produto que dure por anos, do que comprar vários de qualidade inferior.

Não se esqueça de separar o que não tem mais uso para a doação. Dessa forma, além de manter somente as peças que usa mais, você ainda pode ajudar o próximo.

mudar o mundo

3. Tenha um estilo de vida sustentável

Já pensou em ir de bicicleta para o trabalho de vez em quando? Além de economizar no combustível, você não polui a atmosfera, pratica exercícios e não enfrenta trânsito. Assim, há muito mais vantagens do que desvantagens nessa pequena mudança.

Se a atividade física não for muito a sua praia, outras coisas podem ser feitas como dar preferência para comprar de empresas que buscam o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Não se esqueça de dar um destino correto para o seu lixo passe a reciclar alguns materiais como garrafas pet e separe o material que pode ser reaproveitado,caso a sua cidade tenha um local para reciclar o lixo.

4. Seja um voluntário

É comum pensarmos que se já pagamos nossos impostos, é o governo que precisa dar conta de tudo, afinal de contas, eles recebem muito bem para isso.

Mas, em alguns momentos, precisamos tomar a responsabilidade para nós mesmos  e uma das formas de fazer isso é escolhendo uma causa para ser voluntário.

Você pode optar pela área que mais se identifica. Pode ajudar a causa animal doando rações ou ajudando no resgate de animais abandonados, pode dedicar algumas horas para conversar com os idosos e em um abrigo ou  dar carinho e atenção para crianças em orfanatos, entre tantas outras opções.

Você também pode ajudar financeiramente apadrinhando uma criança. Essa modalidade, oferecidas pelo ChildFund Brasil, além de ajudar a financiar programas para crianças e adolescentes de comunidades carentes, você ainda pode se corresponder com seu afilhado, exercendo uma influência muito positiva em sua vida. Com um pequeno valor doado pelos padrinhos, conseguimos fazer grandes mudanças na vida desses jovens.

Você pode tirar apenas 1 hora do seu dia para fazer isso e pode ser nos finais semana ou em outro momento que não interfira na sua rotina. Além de fazer bem ao outro, ser voluntário também faz muito bem para quem pratica.

5. Cuide do meio ambiente para mudar o mundo

Muitas pessoas, com o cotidiano tão atarefado, não percebem o quanto o meio ambiente é importante nas nossas vidas. Afinal de contas, é por meio dele que tiramos todo o nosso sustento, sendo assim, nada mais justo do que cuidar muito bem de tudo.

Como você pode fazer isso? Veja algumas opções:

  • evite o desperdício de água, seja mais rápido na hora do banho, reutilize a água da chuva para limpar a casa;
  • cuide muito bem das plantas da sua rua e incentive a sua comunidade a fazer o mesmo;
  • não jogue lixo nas ruas ou em qualquer outro lugar. Ele se acumula e na hora das chuvas provoca alagamentos.

6. Pratique a empatia para mudar o mundo

Estamos nos tornando cada vez mais intolerantes com o próximo, sempre achando que a nossa forma de fazer as coisas é a melhor. Mas, se nos colocarmos no lugar do outro, certamente podemos ser mais humildes e entender que algumas decisões podem não ser a melhor opção para outras pessoas.

Desta forma, o aconselhável é praticar a empatia, ou seja, auxiliar da melhor forma nossos amigos, vizinhos ou até desconhecidos que se encontram em situações difíceis, precisando de ajuda.

7. Seja um doador de sangue

Milhares de pessoas precisam de cuidados especiais todos os dias e os bancos de sangue podem não ser o suficiente para suprir toda a demanda. Além disso, existem alguns tipos sanguíneos são mais raros que outros, como o caso do tipo AB ou O-.

 

Portanto, é muito importante que você pratique o hábito de ser um doador. Vá ao banco de sangue mais próximo da sua casa e informe a sua decisão. Eles te passarão todas as instruções necessárias para que isso seja feito sem comprometer a sua saúde. Essa atitude pode salvar muitas vidas.

Como você pode perceber, esses são hábitos simples e que estão ao alcance da grande maioria das pessoas. Apesar de parecer pouco, para algumas pessoas que não têm nada e estão numa situação de vulnerabilidade, precisando de apoio afetivo e financeiro para ter mais oportunidades, esses pequenos gestos significam muito.

Além disso, essas atitudes servem como exemplo para as crianças de hoje, que são a geração de amanhã. Mostre ao seu filho como as pessoas podem ser melhores, como elas podem ajudar umas a outras e mudar o mundo no futuro.

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM