ChildFund Brasil uma das 100 melhores ONGs brasileiras para se doar

Querer doar dinheiro para uma ONG e ajudar a transformar a vida de outras pessoas, mas ficar com receio de depositar a sua confiança em algo que não trará resultados é um sentimento perfeitamente normal. No entanto, há formas de ter mais segurança quanto a esse assunto. Há diversas ONGs brasileiras que são extremamente confiáveis, basta buscar referências.

E há referência melhor que ganhar uma premiação renomada que certifica a ONG por sua transparência e melhores práticas? O ChildFund Brasil foi um dos ganhadores dessa importante disputa. Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre esse importante acontecimento!

1. Qual foi o propósito da premiação?

Em 2017, o Instituto Doar e a revista Época realizaram uma parceria para premiar, pela primeira vez, as ONGs brasileiras. A lista com as 100 melhores foram escolhidas de acordo com dois critérios: formas de incentivar a cultura de doação no nosso país e transparência/ gestão no Terceiro Setor.

O maior objetivo que o Instituto Doar e a revista Época encontraram para criar a premiação foi o de estimular uma concorrência saudável, de forma que as ONGs entrassem em um processo contínuo de renovação e crescimento. Eles também fizeram isso com o propósito de ajudar o cidadão comum, que fica em dúvida sobre fazer ou não a doação e para qual instituição doar. Afinal de contas, o Brasil conta com mais de 300 mil organizações como essas, e fica realmente difícil decidir sem uma boa e confiável fonte de referência.

2. Quantas ONGs brasileiras participaram?

No total, foram 1.560 inscrições. Dessas, apenas 527 foram validadas e só 150 conseguiram ser pré-selecionadas!

Essa escolha foi realizada tendo como base o desempenho de cada organização e foi feita com a ajuda de um comitê executivo, formado por pessoas que possuem um profundo entendimento do assunto. Assim, podemos notar que ocorreu um verdadeiro “pente fino” na hora de escolher as instituições que mais vêm se destacando e que a premiação foi bastante competitiva.

O comitê foi composto pelo próprio Instituto Doar, por representantes da revista Época e também pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, que é da renomada Fundação Getúlio Vargas (fundada em 1944).

Os 5 itens de avaliação

  1. Representação e responsabilidade
  2. Gestão e planejamento
  3. Estratégia de financiamento
  4. Causa e estratégia
  5. Comunicação e prestação de contas

Os critérios escolhidos foram baseados em algumas pesquisas realizadas no exterior. Por exemplo, descobriu-se que as instituições que tinham uma melhor administração foram aquelas que conseguiram dobrar os seus donativos. Essas doações vieram, principalmente, de novos doadores.

A lista dos ganhadores foi organizada por ordem alfabética, evitando, dessa forma, criar um ranking, já que esse não é o objetivo da premiação. A meta foi escolher as ONGs que mais se destacam e fazer uma lista delas. Também é possível identificar as melhores por região ou pela área onde cada uma atua.

ongs brasileiras

Sobre a premiação

A premiação aconteceu no dia 7 de agosto de 2017, na cidade de São Paulo. Quem teve a honra de representar o ChildFund Brasil foi a nossa gestora de RH, a Joyce. Veja o depoimento dela sobre esse momento tão emocionante:

“Foi uma honra e um orgulho participar deste momento histórico para o ChildFund Brasil. São mais de 50 anos de propósito e valores sedimentados, transformados em empenho e dedicação para construir uma organização sólida e, ao mesmo tempo, inovadora, acompanhando os desafios de seu tempo, para atender de forma digna as crianças do nosso Brasil. Seguimos juntos na construção de um belo legado com a importância de renascer, mantendo sempre o que é essencial: nossas Crianças!”.

Todos nós estamos extremamente orgulhosos de ter o nosso trabalho reconhecido por instituições tão relevantes para o nosso país. É um estímulo para continuarmos a fazer o nosso trabalho que tanto nos motiva.

Como os padrinhos e as organizações parceiras contribuíram?

Os padrinhos e as organizações com as quais temos parcerias são os grandes responsáveis por esse prêmio e não teríamos chegado aonde estamos sem a ajuda dessas pessoas. Portanto, o nosso sincero agradecimento e sintam-se vitoriosos por conquistarem esse prêmio junto com a gente!

apadrinhamento financeiro

Os nossos padrinhos e madrinhas atuam fazendo uma doação mensal com um valor mínimo de 57 reais para uma criança que eles escolhem. Esse dinheiro vai diretamente para um fundo coletivo, que tem como objetivo realizar melhorias a longo prazo e de forma sustentável na comunidade onde a criança apadrinhada vive.

Você pode escolher a criança pela idade e também de acordo com o local. Manter o contato constante com ela é uma forma de acompanhar o trabalho da ONG e ter a certeza de que a sua ajuda financeira resulta em mais chances e possibilidades de um melhor desenvolvimento na vida profissional e também emocional da criança. Mas o apadrinhamento que oferecemos, fornece também outras possibilidades além da financeira, afinal de contas, uma criança precisa de outras coisas importantes para crescer de forma saudável, como o carinho e o afeto.

A criação de um vínculo afetivo

Além de enviar a ajuda financeira, você também pode se relacionar com a criança apadrinhada enviando cartas, conversando pelo telefone ou mesmo visitando-a. Afinal, essa também é uma forma de criar valores essenciais para qualquer ser humano e fazer com que a criança apadrinhada se sinta importante e reconhecida como um ser humano. Vale lembrar que não estamos falando de um processo de adoção e sim de criar laços para resgatar um pouco do carinho da família que alguns jovens, infelizmente, não possuem.

O nosso trabalho

Os nossos projetos sociais conseguem levar benefícios para mais de 123 mil pessoas entre crianças, jovens e suas famílias. Estamos falando de crianças e jovens em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade das mais diversas experiências.

A ideia é fazer com que a comunidade também participe para que possamos realizar uma verdadeira revolução social na vida dessas pessoas. É muito importante saber escolher, dentre as ONGs brasileiras, aquela que realmente merece a sua confiança.

Que tal ver o e-book que preparamos para você com dicas e recomendações essenciais para ajudar nesse processo? Confira!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM