O que crianças e adolescentes aprendem durante os projetos sociais?

O ChildFund Brasil é uma organização que realiza projetos sociais com crianças e adolescentes há 55 anos em diversas localidades do nosso país, mas com foco onde há maior predomínio de situações de pobreza e vulnerabilidade social.

Neste artigo, vamos explicar quais são os projetos realizados, dando a verdadeira dimensão dos impactos de nossas ações e do apadrinhamento.

Antes de seguir, vamos trazer alguns números gerais para ressaltar a magnitude do nosso trabalho, que só é feito graças àqueles que nos apoiam ano após ano.

Em 2020, foram mais de 135 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente; dessas, são mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens impactados. Esse impacto surgiu por meio da atuação de 41 organizações sociais parceiras locais (OSPs) em 725 comunidades espalhadas por 56 municípios brasileiros.

No total, foram 151 projetos sociais, com investimento financeiro na ordem de R$ 32 milhões. E isso só foi possível graças aos mais de 30 mil padrinhos e madrinhas.

Você pode conferir esse número e outras informações em nosso Relato de Sustentabilidade.

Transformação social sustentável

Em todas as comunidades, o ChildFund Brasil atua com base em um modelo de intervenção social de longo prazo, denominado Transformação Social Sustentável. A estratégia busca fortalecer o território em que a criança, adolescente ou jovem está inserido, garantindo seu desenvolvimento integral.

Acreditamos que impacto social tem a ver com geração de oportunidades, e é justamente por isso que mais do que apenas resolver situções pontuais, queremos gerar mudanças profundas, interrompendo o ciclo de pobreza.

Por isso, utilizamos uma metodologia de acompanhamento das organizações sociais locais (OSPs). Nosso propósito com esse acompanhamento é apoiá-las para que cada uma atue de acordo com a comunidade em que está inserida, aplicando os projetos que são necessários ao local.

Alguns dos nossos projetos sociais

No dia a dia do ChildFund Brasil, o desenvolvimento social funciona como uma árvore. Com vários galhos, ela dá frutos que possibilitam a transformação na vida de crianças, adolescentes e comunidades em todo o país.

A raiz da árvore é a área de Programas Sociais, setor responsável por gerir programas, projetos e metodologias que contribuem para o crescimento e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de privação, exclusão ou vulnerabilidade social.

Logo acima da raiz, no comecinho do tronco, estão nossos programas. Por meio de um diagnóstico das demandas e desafios da comunidade, o ChildFund Brasil recomenda e desenvolve programas que mais se adequam àquela realidade, divididos por faixa etária, levando em consideração aspecto econômico, social, político e ambiental.

Em terceiro lugar, nos troncos de onde saem as folhas e frutos, estão nossos projetos. O intuito deles é abordar maneiras de alcançar os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável e  a longo prazo.

Por fim, os frutos e folhas que dão beleza à arvore são as metodologias e práticas que utilizamos para gerar soluções efetivas, atendendo demandas de educação, alimentação, renda, saúde, dentre outras.

Projetos sociais do ChildFund Brasil

Primeira infância saudável e protegida (0-5 anos)

Família cuidadora: Promove ações comunitárias que visam promover a segurança alimentar e nutricional das crianças com idade entre 0 e 5 anos. Fortalece os mecanismos comunitários de proteção à criança e a articulação com os serviços sócio-assistenciais e da saúde.

Brincando e crescendo feliz: contribui com o desenvolvimento integral e bem-estar da faixa etária, assegurando que todos os seus direitos sejam respeitados.

Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes (6 a 14 anos)

Adolescentes Saudáveis e Participativos: Realiza ações de fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a partir do protagonismo de crianças e adolescentes. Estimula as habilidades de crianças e adolescentes para uma educação de qualidade.

Habilidades para a Vida: Estabelece ações que visam a garantir o acesso de crianças e adolescentes aos direitos sócio-assistenciais e de saúde. Favorece práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã.

Jovens Capacitados e Participativos (15 a 24 anos)

Identidade e participação cidadã: Contribui para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva dos jovens, para que tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos.

Qualificação Pessoal e Profissional: Apoia os jovens para que tenham condições de inclusão no mundo do trabalho.

Família e comunidade segura e protegida

Água Pura Para Crianças (projeto em parceria): Uma parceria entre o ChildFund Brasil e a P&G para aumentar o acesso à água potável para pessoas que utilizam fontes inseguras, como rios e poços cavados à mão, em 176 comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG). Por meio do projeto, sachês de purificação que transformam água imprópria para uso em água potável são distribuídos aos moradores dessas localidades.

Sustentabilidade do Lar: Contribui para que as famílias e seus indivíduos conquistem o direito à sobrevivência digna, assegurando-lhes acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em seu lar.

O que é necessário para apadrinhar?

Viu só como é importante o apoio dos padrinhos para fazer a transformação acontecer?

Se você ainda possui dúvidas acerca do processo de apadrinhamento financeiro, confira o nosso e-book “Guia Geral do Apadrinhamento: passo a passo para transformar a vida de uma criança”. Basta preencher o formulário para receber o conteúdo de maneira totalmente gratuita.

Você descobrirá que possibilitar a esperança de um futuro melhor para uma criança leva apenas alguns minutos, poucos passos e quase nenhuma burocracia!

Apoie o ChildFund Brasil

É sempre tempo de realizar uma boa ação, e não há nada mais grandioso do que zelar pelo futuro do planeta. Há uma criança esperando por uma nova oportunidade de transformar o seu próprio destino, e ela só precisa de uma chance. Apadrinhe já!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM