Como o apadrinhamento pode transformar uma comunidade?

O ChildFund Brasil é uma ONG sólida e transparente, com uma atuação que se dá, especialmente, por meio do apadrinhamento, em que pessoas interessadas doam um valor mensal e assim financiam projetos que impactam positivamente a vida de milhares de crianças e adolescentes em comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social, ao redor do Brasil.

Com 54 anos de história, já beneficiamos mais de 135 mil pessoas, em 56 municípios e 725 comunidades. Foram mais de 40 mil crianças atendidas e tantos outros milhares de adolescentes, jovens e suas famílias, o que demonstra que nosso trabalho impacta não apenas os pequenos, mas também toda a comunidade ao seu redor.

Atuamos no sentido de proporcionar o desenvolvimento de comunidades, contribuindo para formar cidadãos capazes e independentes, com laços sociais fortalecidos. Para alcançarmos essa população na ponta, apoiamos e capacitamos Organizações Sociais Parceiras (OSPs) que atuam diretamente em municípios assolados pela situação de pobreza.

São essas organizações sociais locais que recebem o nosso apoio e, por estarem totalmente inseridas no contexto das comunidades, auxiliam não somente as crianças e adolescentes, mas também todas as pessoas ao seu redor, direta e indiretamente.

Sendo assim, ao trabalhar em conjunto com a sociedade civil, governos e iniciativa privada, transformamos de maneira sustentável a realidade de brasileiros submetidos a privações e em estado de vulnerabilidade financeira e social.

 

Conheça alguns de nossos projetos

 

Nossos programas e projetos sociais são desenvolvidos através de um diagnóstico da comunidade, avaliando as necessidades de todos e os principais desafios. Assim, é possível que cada projeto se adapte de acordo com a realidade local, levando em conta a faixa etária, aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais.

Sendo assim, agrupamos as pessoas beneficiadas em prol de um objetivo geral, para atender às demandas comuns àquele grupo atendido. Realizamos os projetos conforme cada faixa etária ou grupo atendido: de 0 a 6 anos; de 7 a 14 anos; de 15 a 24 anos; famílias das crianças; comunidade como um todo.

Saiba mais sobre alguns dos projetos para cada grupo:

 

Primeira infância saudável e protegida (0 – 6 anos)

 

Através do programa, o nosso principal objetivo é trabalhar com os pais ou cuidadores sobre como proteger e cuidar melhor das crianças, garantindo seu pleno desenvolvimento de forma saudável. Para alcançá-lo, desenvolvemos o projeto Brincando e Crescendo Feliz, que promove ações que contribuem com o desenvolvimento integral e bem-estar da faixa etária, assegurando que todos os seus direitos sejam respeitados.

Também temos o projeto Família Cuidadora, que promove ações comunitárias que visam responder satisfatoriamente a segurança alimentar e nutricional das crianças com a idade apontada. Fortalece os mecanismos comunitários de proteção à criança, e articulação com os serviços socioassistenciais e da saúde. Tudo isso só é possível com a ajuda do apadrinhamento!

 

Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes (7 – 14 anos)

 

A partir dessa idade, desenvolvemos um programa para estimular uma infância e adolescência saudáveis. O foco é fortalecer os vínculos entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como promover a educação e cultura de paz, trabalhando com os seguintes projetos:

Adolescentes saudáveis e participativos: esse projeto estimula uma educação de qualidade, fortalecendo a convivência familiar e comunitária através das ações das crianças e adolescentes.

Habilidades para a vida: além de garantir às crianças e adolescentes serviços socioassistenciais e de saúde, também estimula uma consciência crítica e cidadã. É o apadrinhamento agindo na mudança de realidade de milhares de adolescentes e crianças.

 

Jovens capacitados e participativos (15 – 24 anos)

 

Com esse projeto, o nosso foco é fortalecer a identidade pessoal e coletiva dos jovens e estimular uma juventude participativa e o seu protagonismo na sociedade, para que estejam capacitados para a sua inclusão no mercado de trabalho. Assim, são desenvolvidos os projetos:

Identidade e participação cidadã: o intuito é contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva de todos os jovens da comunidade.

Qualificação pessoal e profissional: apoio ao desenvolvimento dos jovens para que eles tenham boas condições de se inserirem no mercado de trabalho. Viu só como o apadrinhamento impacta diretamente a vida de crianças, adolescentes e jovens?

 

Família e comunidade segura e protegida

 

Nesse programa, o objetivo é contribuir para que as famílias, comunidades e organizações desenvolvam suas ações de maneira coletiva, visando o desenvolvimento integral e bem-estar de todas as crianças, adolescentes e jovens, além de buscar assegurar que todos os direitos sejam respeitados. Alguns dos projetos executados com esse fim são:

Água pura para crianças: o projeto é uma parceria do ChildFund Brasil com a P&G, atendendo nove municípios do Vale do Jequitinhonha. O foco é levar as famílias de cidades ou vilarejos uma solução para que possam consumir água potável e de qualidade, já que estes utilizam água sem tratamento adequado proveniente de poços cavados à mão, rios e lagos. Para que o projeto aconteça, são distribuídos sachês de purificação que transformam a água imprópria para o consumo em água potável.

Avicultura Doméstica: desenvolvido diretamente com as famílias, o projeto viabiliza a avicultura doméstica em suas casas para que tenham acesso a uma alimentação saudável e sustentável para garantir o desenvolvimento das crianças.

Sustentabilidade do lar: contribui para que as famílias e seus indivíduos conquistem o direito de sobrevivência digna, assegurando-lhes acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em seu lar.

 

Apadrinhamento: impacto nas comunidades

 

O nosso foco é superar a pobreza e a extrema pobreza, por isso nossos projetos contam com metodologias que possam melhorar a qualidade de vida das crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades, promover seu desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo. Nosso objetivo é contribuir para que possam exercer sua plena cidadania e potencial.

Queremos contribuir para o desenvolvimento de comunidades e cidadãos autônomos e independentes. A partir dessa dinâmica, crianças, adolescentes e jovens ficam mais cientes dos seus direitos, aprendem a identificar situações de violência, abuso e maus tratos e podem acionar uma rede de proteção.

Acreditamos que impacto social tem a ver com a mudança de mentalidade. Por isso, queremos não só resolver questões pontuais, mas gerar mudanças profundas, que tenham efeitos em longo prazo. Nossa visão atuando com as comunidades é a de transformar um ambiente desfavorável em um ambiente favorável, mudando a realidade.

Em cada comunidade, tratamos individualmente as suas principais necessidades, pensando nas soluções para aquele local. Depois, transformamos as informações em dados qualitativos, definindo um conjunto de indicadores que é, periodicamente, monitorado para que avaliemos como está sendo o impacto de nossas ações nessas localidades.

Os problemas são priorizados e desdobrados em projetos, que visam não apenas solucionar as questões levantadas, como também atuar sobre suas causas, em uma lógica de causa e efeito.

Cada projeto tem definições claras do impacto que pretende gerar, do objetivo geral, dos resultados esperados e das atividades que devem ser realizadas.

Confira todas as informações da nossa atuação com detalhes no nosso Relatório de Sustentabilidade. Por meio do relatório, é possível entender com precisão para onde vai a contribuição dos padrinhos e quais mudanças elas proporcionam.

 

Como participar do apadrinhamento

 

Com pouco mais de R$ 2,00 por dia, você contribui para um fundo coletivo que financia diretamente a realização de todos os projetos abordados ao longo deste artigo.

Ao apadrinhar uma criança pelo ChildFund Brasil, você muda a vida de uma criança e um adolescente e, mais do que isso, de sua comunidade.

Apadrinhe uma criança e seja parte da mudança para um mundo melhor e mais justo!

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM