Crianças e animais domésticos: conheça 8 benefícios dessa relação

Por José Pedro Ferreira, estagiário de comunicação do ChildFund Brasil, sob orientação de Marcelo Martins (assessor de comunicação e marketing do ChildFund Brasil)

28/07/2022

 

Ao crescer junto de um animal doméstico , a criança não estará somente ganhando um companheiro como, também, uma série de benefícios que são resultado dessa relação. Além do envolvimento natural das crianças com animais de estimação, atualmente, o ChildFund Brasil promove essa relação de forma indireta, por meio de seus programas sociais, em especial com os projetos de segurança alimentar. Em um deles, o ChildFund Brasil articula a doação de pintinhos, para que as famílias possam criá-los e, eventualmente, servirem como alimento, além de criar a possibilidade de comercializar ovos.

Pensando nisso, apresentamos benefícios que os animais de estimação trazem para a vida de crianças. São eles:

 

1 – São terapêuticos

Um estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, realizado em 2016 demonstrou que crianças e adolescentes que possuem diabetes tipo 1 controlavam melhor a doença se possuísse um animal de estimação em casa. Além disso, cada vez mais animais são utilizados em terapias assistidas e como parte do acompanhamento terapêutico em determinadas condições como o autismo.

A causa disso se deve ao senso de responsabilidade que vem atrelado aos cuidados com os animais, o que acaba por estimular o cuidado consigo.

Foto – MarceloMartins (37)

Maria Eduarda brinca com seus animais de estimação no quintal de casa. Foto: Marcelo Martins.

 

2 – Controle do estresse

Existe uma teoria que ao fazer carinho em animais, o corpo humano libera um hormônio chamado de ocitocina, que sinaliza uma melhor resposta psicológica e fisiológica ao estresse.

Além disso, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) publicou um estudo em 2015 sinalizando uma queda em casos de ansiedade infantil em ambientes onde havia um animal presente

 

3 -Fortalecimento do sistema imune

Estudos recentes indicam que o convívio com animais pode proteger as crianças de infecções e diminuir o risco de asma e dermatite atópica.

A razão ainda é desconhecida, mas a principal teoria é de que a relação prepara o sistema imunológico das crianças para lidar com agentes externos problemáticos como a poeira. Outras pesquisas apontam uma influência de certos microrganismos existentes na flora intestinal que auxilia nas defesas.

 

4-Incentiva a atividade física

Animais incentivam as crianças a realizar movimentos físicos. Seja correndo atrás deles para alimentar, brincar ou realizar qualquer outra atividade, é necessário um esforço físico para manter um contato ativo com os animaizinhos.

Essa relação é boa para os dois, afinal ambos saem beneficiados.

 

5-Estímulos ao cérebro

Os primeiros dois anos de vida são essenciais  para o desenvolvimento do cérebro. Quanto mais estímulo, mais conexões são formadas entre os neurônios. As relações com os animais permitem que as crianças experimentem as mesmas atividades várias vezes, melhorando assim as habilidades motoras.

Foto – MarceloMartins (65)

 

Sorrisinho fofo da Maria Eduarda! Ela tem quase dois anos e gosta muito de brincar com os cãezinhos, junto com sua irmã Vanessa. Foto: Marcelo Martins.

 

 

6-Auxilia no tratamento da ansiedade e depressão.

Principalmente nessa época de pandemia ter um companheiro em casa pronto para dar e receber carinho, alivia a tristeza do isolamento social e permite suportar todas essas mudanças de rotina com mais calma e tranquilidade, afirma a pediatra e Alergista Infantil, Dra. Felícia Szeles.

 

7-Estimula a reflexão

Crianças pequenas confiam em seus animais de estimação para desabafar. Por acreditarem que entendemos tudo o que dizem, desenvolvem um vínculo muito próximo com os animais. Essa confiança resultante é muito útil para que as crianças reflitam sobre suas atitudes e até percebem quando estão erradas.

 

8-Ensina valores de vida

Construir relacionamentos com animais é uma maneira de ensinar às crianças lições importantes sobre nascimentos, reprodução, acidentes e outros eventos importantes. Quando os animais de estimação morrem ou se perdem, as crianças  são expostos ao luto, o que ajudará em futuros eventos tristes da vida.

Além disso, à medida que o pequenino cresce e recebe as tarefas de cuidar dos animais adequados à sua idade, ele também aprende o conceito de responsabilidade.

 

Foto – MarceloMartins (62)

Que tal apadrinhar uma criança? Veja os detalhes abaixo. Foto: Marcelo Martins.

 

Com isso, percebemos que essa relação pode contribuir significativamente para o bom desenvolvimento da criança. Além disso, é feita de forma natural e sem impactos diretos aos pequenos. O ChildFund Brasil incentiva a prática de qualquer atividade que possa trazer um impacto positivo na vida das crianças e assim auxiliar seu desenvolvimento. Você pode ajudar também apadrinhando uma criança. Sua atitude pode mudar uma vida!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM