Como saber se uma ONG é confiável?

Hoje em dia, muita gente que se dispõe a contribuir com uma organização social, se vê diante das dúvidas: “Como saber se meu dinheiro vai ser mesmo bem investido” ou “Essa ONG que escolhi é realmente de confiança”? Afinal de contas, só no Brasil há mais de 340 mil iniciativas da sociedade civil à espera do seu investimento, conforme cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como fazer a escolha certa em meio a essa enormidade de opções? Precisa de ajuda nessa tarefa? Confira o nosso passo a passo para definir onde deseja investir seu dinheiro e, de fato, ajudar a melhorar o mundo!

Considere a história e o tempo em que a instituição atua

Procure esses dados em materiais de divulgação da organização e avalie o período que essa organização social está trabalhando e qual a abrangência dela. Ou seja, investigue se ela atua em uma só cidade ou estado; ou se tem projetos desenvolvidos em vários países. Opte por iniciativas com mais tempo de existência e abrangência.

Verifique os registros

Outra forma de saber se a ONG é confiável, é por meio de uma série de registros que a instituição deve ter. Portanto, vale a pena pesquisar, por exemplo, se há registro na CEF (Caixa Econômica Federal) ou no INSS, já que, para abrir, é necessário ter em mãos uma Certidão Negativa de Tributo Trabalhista, ainda que não tenha funcionários cadastrados.

Você também pode procurar outros órgãos, como o cartório de registro civil, a prefeitura da cidade, a receita federal e a secretaria da fazenda. Há diversas formas de verificar a seriedade e a consistência de uma organização.

Liste os parceiros com quem a empresa se relaciona

Outra maneira de analisar a seriedade do trabalho é por meio de parcerias que são firmadas. Pesquise o nome dessas empresas com as quais a organização social se relaciona para verificar a idoneidade. Uma iniciativa séria deve estabelecer vínculos igualmente sérios.

_DSC0176

Busque a consistência dos projetos realizados

É válido analisar também se as ações empreendidas pelas organizações sociais visam a transformação social, melhorando a vida de comunidades. Prefira projetos que detalham ações demonstrando como o seu investimento impactará a vida de famílias em situação de extrema pobreza, por exemplo. Fuja de projetos muito genéricos, sem especificar com clareza como o seu dinheiro será empregado.

Valorize a transparência dos resultados

Uma instituição sem fins lucrativos que merece a sua confiança deve ser transparente ao apresentar resultados, demonstrando o destino de cada real investido por você. Procure se informar de demonstrações contábeis, relatórios anuais, registros em órgãos reguladores do setor. Outra maneira é se certificar se a organização possui auditoria externa, um mecanismo importante para confirmar a qualidade da gestão dessa instituição.

Cheque a segurança ao efetuar uma doação

Não deixe de analisar o processo de doação para a organização social. Verifique se o processo não é muito demorado ou burocrático e, principalmente, se estão claros os valores e formas de pagamento. Veja também se a página dispõe de mecanismos de segurança para evitar fraudes, como clone de cartão, e se dispõe de informações para contato de forma clara, como canais de atendimento on-line e telefone, caso haja algum problema.

Use a internet a seu favor

Nós podemos usar a internet para pesquisar milhares de coisas: realizar uma compra, encontrar um local, fazer uma pesquisa para um trabalho, enfim, no mundo digital você acha de quase tudo. Então, uma excelente alternativa é aproveitar a internet para pesquisar sobre as ONGs que já têm em vista.

Faça uma pequena lista com as principais e procure pelos sites de cada uma. Entre em contato por telefone, mande e-mails e converse pelo chat para que seja possível garantir mais segurança sobre as informações prestadas.

No meio de tantas pesquisas, você pode encontrar informações que demonstram seriedade e segurança por parte da instituição. Por exemplo, a reportagem na qual o ChildFundBrasil está entre as 100 melhores ONGs para doar de acordo com o Prêmio Época 2017!

Faça uma visita

Caso a ONG seja na sua cidade ou em uma região próxima, vale a pena fazer uma visita e investigar mais de perto como acontece todo o processo. Ligue e marque um horário para que alguém esteja disponível para lhe mostrar tudo sobre o projeto e o que mais acontece nos bastidores. Analise não apenas o que é palpável, como a estrutura ou os números.

Lidar diretamente com as pessoas pode trazer um grande alívio no momento de doar, oferecendo a satisfação de fazer a sua parte para melhorar o mundo no qual você vive. Pergunte também sobre as pessoas que receberão as doações e o que a instituição sabe sobre elas (sonhos, valores e outros aspectos que só podem ser sentidos). Isso mostra que a ONG está preocupada não apenas com o lado financeiro, como também o afetivo.

Vire um voluntário

Eis uma forma excelente de ter a certeza sobre a seriedade do trabalho da ONG que deseja doar. Trabalhar como um voluntário e “meter a mão na massa” é uma forma excelente de ver como o seu dinheiro será investido e como o seu dinheiro pode fazer uma grande diferença na vida de diversas pessoas.

Estar perto da prática também ajuda a ter uma outra visão sobre tudo o que acontece e deixa as expectativas alinhadas com a realidade da organização. Você não vai salvar o mundo sozinho, mas pequenas ações podem ser transformadoras. Após colocar algumas dessas dicas em prática, você poderá saber se uma ONG é confiável.

Outra forma de saber se uma ONG é confiável ou não é buscando bons materiais e indo mais fundo nas informações que ela te oferece.

Foi pensando nisso que nós da Childfund Brasil criamos um eBook com um guia completo para fazer a melhor escolha e optar por uma ONG que realmente merece a sua confiança. Veja agora os 5 passos para tomar a sua decisão.

Você tem interesse em contribuir com trabalhos que valem a pena? Curta a página do  Childfund para estar sempre por dentro dos nossos projetos!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM