ONG, Fundação e Associação: você sabe para qual delas pode contribuir?

Você sabe qual a diferença entre ONG, Fundação e Associação? Todas essas entidades integram o terceiro setor e, embora sejam parecidas à primeira vista, contam com algumas diferenças entre si.

Para aqueles que desejam apoiar alguma instituição e participar ativamente de melhorias, sejam elas locais ou globais, é importante entender um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre cada um dos conceitos.

Inicialmente é preciso esclarecer que tanto as fundações quanto as associações são consideradas Organizações Não Governamentais (ONGs). Todas integram o terceiro setor por realizarem atividades que, em tese, deveriam competir ao poder público. Por conta disso, muitas ONGs são até mesmo apoiadas pelos Governos.

Essas entidades não podem obter lucro. Por exemplo: ao final do ano, caso o balanço financeiro mostre que há caixa positivo, o valor deve ser reinvestido totalmente dentro da própria ONG, diferente do que acontece com uma empresa, que divide esse lucro entre os sócios.

A administração tanto das fundações quanto das associações deve seguir a legislação específica, contando com estatuto próprio, órgãos como Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. É necessário também um cadastro CNPJ.

 

Antes de tudo, entenda o que são ONGs

O termo “Organização Não-Governamental” é utilizado para identificar qualquer instituição privada sem fins lucrativos e que atue em causas de interesse público.

Essas causas podem ser a defesa dos direitos humanos, combate à fome e a pobreza, defesa do meio ambiente, desenvolvimento da cultura, da educação, dentre outras. No final das contas, o objetivo é sempre o mesmo: causar um impacto positivo na sua área de atuação.

No entanto, a nomenclatura ONG não tem natureza jurídica e serve para identificar tanto associações, quanto fundações.

 

Associação x Fundação

 A maior diferença entre Associação e Fundação diz respeito ao patrimônio inicial.

As fundações são geralmente fundadas por famílias, celebridades e empresas privadas que já contam com um certo patrimônio, que terá então uma parcela direcionada a ações sociais. Tratam-se de entidades de direito privado, com personalidade jurídica e fins filantrópicos.

Após a abertura, a atuação visa administrar a distribuição desse patrimônio inicial conforme a área de atuação. No caso de fundações, é muito comum que elas atuem financiando outras ONGs, especialmente as associações, que não contam com o aporte financeiro necessário.

É também usual que grandes empresas privadas, por exemplo, tenham suas próprias fundações visando ações filantrópicas – mas, diferente das associações que estão livres para determinar em qual causa irão atuar, as fundações só podem ter fins morais, culturais, de assistência ou religiosos.

Além disso, as fundações devem ter uma finalidade permanente, não podendo mudar o ramo de atuação ao longo de sua existência.

Já a associação é uma organização criada por pessoas que se unem em torno de um objetivo de interesse social. Esses objetivos são formalizados por meio de um estatuto, aprovado em Assembleia e registrado em cartório.

Assim como já dito acima, a associação é uma empresa que precisa abrir CNPJ, mas diferentemente da fundação, geralmente não é iniciada com patrimônio prévio. Podem atuar para a causa que desejarem e podem, também, mudar sua finalidade ao longo de sua existência.

Outro ponto é que, geralmente, as associações precisam realizar atividades econômicas para gerar, manter ou aumentar o valor que entra em caixa, mas os associados não podem lucrar com essas atividades – todo o patrimônio é para manter a associação e as ações da mesma.

 

Qual apoiar?

 Você pode ajudar qualquer ONG, seja ela uma fundação ou uma associação. É válido, antes de tudo, entender qual é a causa que você deseja ajudar.

Existem ONGs locais e nacionais, grandes e pequenas. No geral, as menores necessitam do apoio de pessoas físicas solidarizadas para se manter, bem como do apoio financeiro de fundações e até mesmo outras associações maiores.

O ChildFund Brasil, por exemplo, é uma associação. Nosso trabalho consiste em auxiliar  entidades sociais menores que atuam com crianças em situação de pobreza e vulnerabilidade social ao redor do Brasil, por meio de ações de apadrinhamento.

Assim, pessoas de todos as localidades podem nos apoiar, sabendo que a ajuda será também distribuída para as localidades que mais necessitam, por meio de projetos de desenvolvimento nas regiões mais vulneráveis do Brasil.

Nossa atuação dentro desses projetos depende das pessoas físicas, que doam uma quantidade específica ou participam das ações de apadrinhamento. Clique aqui para saber mais.

 

ChildFund Brasil: por que é importante apoiar?

No Brasil, estima-se que 1 a cada 3 crianças de até 14 anos vive em situação de pobreza, sem condições básicas de vida. Por isso trabalhos como o do ChildFund Brasil são tão importantes: anualmente, beneficiamos mais de 114 mil pessoas e apoiamos 188 projetos.

Atualmente, nosso trabalho é feito em parceria com mais de 40 organizações sociais, localizadas em mais de 698 comunidades brasileiras.

Atuamos como uma agência de desenvolvimento social que, por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais, transforma a vida de milhares de pessoas.

Nós queremos valorizar, proteger e promover os direitos das crianças, contribuindo para que as nossas ações conduzam mudanças sustentáveis e de amplo alcance.

Por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019), estivemos entre as 100 Melhores ONGs para se doar, no Brasil e por dois anos consecutivos, fomos escolhidas como a Melhor ONG, na categoria crianças e adolescentes.

Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM