Por que é importante brincar com crianças de 0 a 1 ano?

No início da vida, as brincadeiras são as primeiras formas de interação da criança com o mundo a sua volta, e brincar com crianças é o que introduz os adultos a esse mundo, sendo uma prática essencial para criar laços com os pequenos, que farão parte de seu desenvolvimento até a vida adulta.

Além de estimular o desenvolvimento de habilidades importantes, as brincadeiras também servem como momentos de proximidade entre as crianças e seus familiares. Cuidar e brincar com crianças são experiências próprias da espécie humana e não apenas de um grupo de pessoas, por isso é fundamental que os homens ocupem cada vez mais o papel de quem cuida, brinca e protege.

Por que é tão importante brincar com crianças?

Você sabia que brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças? Pois é! É isso mesmo! Brincar é essencial! Enquanto as crianças brincam, desenvolvem muitas habilidades ao mesmo tempo e aprendem sobre o mundo, sobre elas mesmas e também sobre as outras pessoas.

Ao brincar com crianças, você ajuda nesse desenvolvimento, tornando a experiência mais prazerosa para o pequeno e fortificando os laços entre vocês. É indispensável que os pais façam parte dessas atividades sempre que puderem.

Queremos compartilhar com você, mãe, pai e cuidador(a), algumas informações que podem fortalecer as experiências das crianças com o brincar!

Preparamos diversas dicas de brincadeiras que podem auxiliar no desenvolvimento de crianças de 0 a 1 ano, uma fase importante de seu crescimento, que deve ser conduzida com cuidado e carinho. Confira nossas dicas para brincar com crianças nessa faixa etária:

Quais brincadeiras realizar com crianças de 0 a 1 ano?

Mostre elementos da natureza: bichos, folhas, flores, sementes etc. Nessa fase, tudo é novo para as crianças, e brincadeiras envolvendo elementos da natureza sem dúvida serão do interesse do pequeno.

Procure brincar com crianças de forma simples, usando os sons: imite diferentes animais, brinque com sons de sílabas, explore sons com a língua e com a boca e outras partes do corpo: estalos, beijos estalados, bater palmas de diferentes formas, bater os pés etc. Tudo isso serve para despertar a curiosidade do pequeno, que prestará mais atenção ao que acontece em sua volta.

Relembre brincadeiras sonoras e de movimentos que faziam com você em sua infância: “serra, serra”, “cadê o toucinho que estava aqui” etc. Aproveite para pesquisar com pessoas próximas outras brincadeiras que você não conhece ou das quais não se recorda para envolver mais pessoas no desenvolvimento da criança.

Brinque de esconder o rosto da criança com paninhos ou de se esconder e voltar: “achooou.” Brincar com crianças dessa forma é uma ótima forma de diverti-las enquanto as ensina a procurar por pessoas e objetos ao seu redor.

Permita que o(a) bebê tenha momentos de livre exploração no chão em espaços seguros – ao ar livre ou dentro de casa. Muitas das primeiras interações da criança com o ambiente são feitas através do toque, e é importante estimular essa curiosidade de forma segura.

Pendure fitas e objetos leves que possam ser observados pela criança. Observe seu(sua) bebê, percebendo seus interesses e gostos, e invente outras formas prazerosas de interação.

Brincar com crianças nessa faixa etária exige bastante cuidado e observação, para manter o pequeno seguro enquanto ele explora o ambiente ao seu redor e aprende sobre tudo que lhe desperta a curiosidade.

Cante e balance calmamente o(a) bebê. Esse gesto pode proporcionar uma sensação de aconchego e tranquilidade, deixando a criança mais segura e confortável.

Faça massagem: essa é uma forma de comunicação que transmite amor e segurança pelo toque sutil das mãos. O contato pele a pele é indispensável para a formação de laços entre a criança e seu cuidador.

Permita que o(a) bebê conquiste os movimentos sozinho(a): observe e interaja com ele(ela) através de conversas que estimulem essa interação. Aponte para objetos e encoraje a criança a pegá-los, seja o ponto de chegada para uma criança praticando seus movimentos, etc.

Deixe disponíveis objetos de diferentes materiais, texturas, tamanhos, pesos e formatos para que ele(ela) possa explorar: colher de pau, esponjas, panos, chocalhos, potes e tampas plásticas etc.

Não se esqueça de escolher objetos que não representem riscos, como os muito pequenos ou pontiagudos.

Leia ou conte histórias para o bebê, estimulando sua imaginação e criatividade, além de ensiná-lo a prestar atenção na sua voz.

Dicas de proteção ao brincar com crianças
 

Nunca deixe a criança sozinha! Participe de sua exploração do ambiente e ensine o que for perigoso.

Além disso, os brinquedos e objetos ao alcance dos(das) bebês devem ser grandes para não serem engolidos e resistentes para não quebrarem, o que pode causar acidentes com partes afiadas.

Ensine a criança a brincar apenas com animais de estimação que não sejam desconhecidos – e nunca quando estiverem se alimentando.

É interessante incluir animais de estimação ao brincar com crianças, mas é importante que o adulto esteja sempre por perto nesses momentos, mantendo a segurança de ambos.

Mantenha as vacinas do animal em dia para evitar com que a criança contraia doenças perigosas ao brincar com o bichinho.

Evite colocar o(a) bebê em lugares altos. Ao brincar com crianças, o ideal é colocá-las em um colchonete, edredom ou tapete no chão para que possam brincar em segurança, sem se preocupar com quedas.

Quando o bebê começar a se virar sozinho, os cuidados devem ser redobrados para evitar quedas ou outros acidentes. Use travesseiros e outros objetos macios e seguros para criar barricadas para impedir com que a criança se acidente ao tentar se virar sozinha.

Tampe tomadas elétricas, mantenha o cabo das panelas voltados para dentro e tome cuidado com quinas pontiagudas. Guarde ou tire de alcance objetos perigosos que possam apresentar riscos na hora de brincar com crianças.

Aspectos gerais do desenvolvimento infantil – crianças de 0 a 1 ano
 

As crianças vivem muitas transformações e adaptações em seu primeiro ano de vida. Nos primeiros três meses, o(a) bebê passa por um momento de transição fora da barriga da mãe.

Nesse momento, vários processos que estavam acontecendo permanecem, agora do lado de fora, continuando o desenvolvimento neurológico, respiratório e digestivo do bebê. Esse processo tão importante tem um nome que poucas pessoas conhecem: é a exterogestação.

Nessa etapa, a melhor forma de o(a) bebê se adaptar é sentindo a segurança que tinha dentro do útero. Para isso, é necessária a presença de um cuidador e/ou cuidadora que lhe dê colo, aconchego, toque, e que, sempre que possível, ofereça o seio materno ou fórmulas e/ou leites indicados por pediatras. O contato pele a pele cria e fortalece o vínculo entre cuidador(a) e bebê.

Entre os três e seis meses, os(as) bebês tendem a levantar a cabeça quando estão de bruços e a rolar por si mesmos. Podem manusear objetos e emitir sons ao mesmo tempo. Por ter a visão mais nítida, já observam e acompanham melhor as pessoas com os olhos e movimentando o pescoço.

Nessa idade, o(a) bebê também consegue pegar ou bater com a mão em um brinquedo ou objeto que esteja próximo a ele. É comum a exploração do mundo através da boca.

Já no período de seis meses a um ano, em geral, os(as) bebês começam a se movimentar pelos espaços, engatinhar ou sentar sozinhos. Também passam a explorar mais os objetos, descobrir suas possibilidades de causa e efeito e se interessam por repetir e imitar sons.

Reações corporais mais nítidas diante de satisfações, insatisfações, confortos e desconfortos são comuns. É importante uma observação atenta ao desenvolvimento de cada criança. Caso você note algo que traga dúvida, não deixe de procurar um/a especialista.

ChildFund Brasil

Nós acreditamos que toda criança merece a oportunidade de um desenvolvimento saudável e uma vida cheia de brincadeiras. Para nós, permitir com que mais pais e cuidadores possam brincar com crianças é uma meta, e para atingi-la, utilizamos programas sociais que afetam milhares de famílias por todo o país.

Para destacar a importância do brincar com crianças para o desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation lançou o projeto Brinca e Aprende Comigo, que é realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores sejam impactados.

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicar os conteúdos com as famílias e comunidade.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM