Conheça o trabalho do ChildFund Brasil e saiba como ajudar no desenvolvimento de crianças carentes

As crianças têm direito à proteção, saúde, educação e a muitos outros itens essenciais para o seu desenvolvimento. A questão é que, em um país tão grande e com vários problemas sociais, é difícil monitorar se todos os pequenos têm acesso aos seus direitos. Por isso, foi criado o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças, uma organização sem fins lucrativos e que está presente em vários países, auxiliando a modificar a realidade de crianças e jovens em vulnerabilidade social.

O ChildFund Brasil funciona por meio de doações e apadrinhamentos, que promovem o desenvolvimento de inúmeros projetos sociais, dando a essas crianças, adolescentes e jovens uma oportunidade para desenvolverem novos talentos, se autoafirmarem e conseguirem uma nova perspectiva de vida, além, é claro, de resguardar seus direitos previstos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Quer entender melhor como funciona o ChildFund Brasil? Continue a leitura!

A história do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

O ChildFund Brasil iniciou suas atividades no país em 1966. Durante todos esses anos, a instituição vem promovendo e participando de ações sociais que têm como objetivo auxiliar crianças, adolescentes e jovens a terem uma qualidade de vida melhor.

O funcionamento da organização é feito por meio de doações aos projetos sociais e também pelo apadrinhamento, no qual um doador pode escolher a criança que deseja ajudar e contribuir com um valor mensal.

O dinheiro arrecadado é direcionado para um único fundo financeiro, usado para financiar os projetos e ações sociais apoiados pelo ChildFund Brasil e assim permitir que esses jovens, em condições de vulnerabilidade social, tenham acesso à serviços básicos, desenvolvam suas habilidades, desfrutem de proteção, amor e carinho e, claro, consigam vislumbrar um futuro melhor, tornando-se agentes de mudança.

Durante esses anos de existência, o ChildFund Brasil coleciona prêmios e certificações, que atestam a seriedade do seu trabalho. Em 1997, por exemplo, a ONG foi agraciada com o Prêmio Cidadania Mundial e nos anos seguintes conquistou o  Prêmio Bem Eficiente da Kanitz e Associados (nas edições de 1998, 2001, 2004 e 2006)

A premiação mais recente veio em 2017, quando a ONG ficou entre as 100 melhores para se fazer uma doação. Tudo isso demonstra o seu comprometimento com as crianças, a transparência e a vontade de mudar a realidade de jovens brasileiros.

É bom lembrar que o ChildFund Brasil é o escritório brasileiro, representante da organização mundial, que nasceu em 1938, quando o americano Clavitt Clarke e sua esposa Helen, foram em missão até a China com o objetivo de amparar crianças órfãs, vítimas da guerra sino-japonesa.

No entanto, só em 1966 é que o primeiro escritório regional da América Latina foi inaugurado em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Hoje, o ChildFund Brasil está presente em mais de 40 organizações localizadas em Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás e Piauí.

Valores do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

ChildFund Brasil - fundo para crianças

Na hora de escolhermos uma instituição para ajudar, além da história de credibilidade, é essencial que ela esteja em sintonia com os nosso valores e crenças, não é mesmo?

O ChildFund Brasil luta pela defesa da diversidade de pensamento e de experiências, sempre buscando formas de melhorar as condições de vida e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social.

Para isso, a organização procura promover a inovação e o desafio ao criar projetos que proporcionem às crianças o acesso a novos conhecimentos e o estímulo de suas qualidades e aptidões. Isso resulta em crianças com uma visão de mundo mais ampliada e com mais oportunidades no futuro. 

Outro valor essencial para nós é a honestidade. Por isso, além da prestação de conta, anualmente realizamos o Relato de Sustentabilidade e as auditorias externas, tornando nossa prestação de contas ainda mais transparente a todos os doadores e parceiros.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças, que tal descobrir mais sobre o nosso principal projeto: o apadrinhamento infantil?

O apadrinhamento infantil e sua importância

O apadrinhamento infantil funciona da seguinte maneira: os doadores que desejam transformar a vida de uma criança escolhem no site do ChildFund Brasil o apadrinhado e doam uma quantia em dinheiro todos os meses para financiar os projetos que ajudem o desenvolvimento desse menor.

Esse dinheiro arrecadado vai para um fundo coletivo que é usado para financiar as atividades de desenvolvimento social. Dessa forma, o instituto realiza o gerenciamento do dinheiro e o repassa para as organizações parceiras.

Caso o padrinho deseje, ele também poderá se corresponder com a criança, enviando cartas, presentes em datas especiais e outros itens simbólicos, telefonando ou agendando uma visita pessoalmente, de forma a manter o contato com a criança e, claro, transmitir importantes valores a esses jovens.

Porém, ressaltamos que toda forma de contato com a criança apadrinhada precisa ser feita por meio do ChildFund Brasil. Isso é necessário tanto para proteção da criança como do padrinho ou da madrinha.

É importante destacarmos que 70% de toda a arrecadação é destinada aos projetos e 20% é utilizado em marketing, para que a ONG consiga mais apoiadores e, consequentemente, possa ajudar mais crianças. Já os 10% restantes são destinados aos gastos administrativos.

Agora que esclarecemos o destino das doações e do apadrinhamento, vamos ver o que é preciso para que você possa se tornar um padrinho ou uma madrinha.

Como apadrinhar uma criança pelo ChildFund Brasil

Primeiro é preciso acessar o site do ChildFund Brasil e escolher uma criança para apadrinhar. Para qualquer criança apadrinhada, o valor mensal mínimo é de R$67,00. Depois, basta preencher seu cadastro com os dados pessoais.

Por último, cadastre os seus dados de pagamento para que sua contribuição mensal possa acontecer. Aliás, se quiser, pode escolher até mais de uma criança para apadrinhar. Assim, todo o dinheiro do apadrinhamento vai para um fundo coletivo e é repassado para organizações parceiras, que investem em projetos sociais.

Outro ponto, é que, além do valor do apadrinhamento, você pode doar uma quantia a mais para cobrir os custos administrativos.

No site, você tem acesso ao perfil de todas as crianças que ainda estão esperando por um padrinho ou madrinha. Nele está descrito o nome da criança, sua idade, cidade onde mora e um pouco da sua história.

Essas crianças estão já estão inscritas no fundo para crianças e estão sendo atendidas. Sendo assim, o apadrinhamento é fundamental para garantir que a organização tenha condições de atendê-las. Lá elas terão a oportunidade de desenvolver seu potencial e de crescer com saúde e apoio de pessoas que acreditam nelas. 

Como você viu, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização social séria, com uma história sólida no Brasil e no mundo, ajudando a modificar a vida de inúmeras crianças, adolescentes e jovens e tornando-os agentes sociais de mudanças e transformações.

Que tal contribuir para que mais crianças possam ter acesso aos projetos desenvolvidos pelo ChildFund Brasil? Entre no site e apadrinhe uma criança!

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM