Importância do brincar no aprendizado infantil é tema de projeto do ChildFund Brasil e The LEGO Foundation

Ceará e Minas Gerais são os estados a receber o Brinca e Aprende Comigo, que atenderá mais de 12 mil crianças

Na primeira infância, o cérebro da criança possui grande capacidade de se desenvolver, com milhares de sinapses acontecendo, se tornando um momento oportuno para introduzir valores e aprendizados que serão carregados pela vida adulta. Por isso, é muito importante que a criança receba os estímulos adequados nesse período, em um processo de aprendizagem conjunto entre a casa e a escola. Entre esses estímulos, o brincar é fundamental.

Até os três anos de idade, as crianças passam mais tempo em casa do que em qualquer outra idade, e mães, pais, cuidadoras e cuidadores são seus primeiros companheiros de brincadeiras. Esse momento de interação dá uma vantagem inicial no aprendizado de forma lúdica. Para destacar a importância dessas atividades no desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation lançaram o projeto Brinca e Aprende Comigo, que irá atender, inicialmente, crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais do ChildFund Brasil, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de zero a oito anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores (as) sejam impactados.

O Brinca e Aprende Comigo é uma parceria entre o ChildFund e a LEGO Foundation que abrange seis países (Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda) e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. A iniciativa proposta parte da implementação bem-sucedida do projeto Atitudes parentais lúdicas em domicílios na Guatemala apesar do Covid-19, e a intenção é adaptar e transferir conhecimento e estratégias dos programas Venha brincar comigo e Brincando e aprendendo em casa em comunidades vulneráveis implementados respectivamente na Guatemala e no México.

O lançamento oficial aconteceu na sexta-feira, 05/08, com o Seminário Brinca e Aprende Comigo, desenvolvendo potencialidades, em Brasília, com transmissão pelo canal do ChildFund Brasil no YouTube. Além de representantes do ChildFund Brasil e da gerente de programas da The LEGO Foundation, Andrea Hernandez, estiveram presentes no debate sobre direitos das crianças e adolescentes Fernanda Monteiro, secretária adjunta da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; Diego Alves, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Angela Gandra, secretária nacional da família.

A pandemia da Covid-19 afetou psicologicamente os adultos, mas as crianças foram extremamente afetadas com a restrição de circulação. A nova rotina restringiu o contato social, a frequência escolar e trouxe o acesso às telas muito mais frequente. “Observou-se globalmente um tensionamento no ambiente familiar. A realização do projeto pelo ChildFund no Brasil foi escolhida por entendermos a necessidade de intervenções positivas no ambiente familiar, por meio do desenvolvimento de ações de conscientização sobre parentalidade lúdica”, explica Anette Trompeter, diretora executiva do ChildFund Brasil. Ela também ressalta a relevância da parceria com a The LEGO Foundation para reverberar o projeto nas instâncias governamentais: “Amplificando nossa voz com a organização, queremos que o projeto repercuta bem no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, bem como também nos Ministérios da Educação, da Saúde e outros pertinentes. Acreditamos nesta frente do projeto: o de estreitar nossa relação com as diversas instâncias governamentais e outras organizações para que possamos estabelecer políticas de Estado, a fim de fortalecer a parentalidade lúdica nos ambientes familiares brasileiros”.

 

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A diretora executiva do ChildFund Brasil, Anette Trompeter, abre a cerimônia, ladeada por Andrea Hernandez, gerente de programas da The LEGO Foundation (à esq) e Fernanda Monteiro, secretária adjunta dos direitos da criança e do adolescente. Foto: Britto Jr.

 

“O brincar entre pais e filhos, desde o nascimento até os três anos de idade, pode impactar na vida de ambas as partes. Um vínculo duradouro entre pais e filhos pode ser estabelecido por meio de interações lúdicas, estabelecendo as bases para um relacionamento positivo e saudável que pode crescer ao longo da infância”, afirma Andrea Hernandez, gerente de programas da LEGO Foundation.

Nos últimos anos houve também aumento da violência contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, houve uma alta de 21,3% nas denúncias de maus tratos a crianças, em relação a 2021. “A criança é o elo mais vulnerável da sociedade, é quem tem maior violação de direitos, quem depende do outro para ter acesso aos seus direitos e a situação foi agravada com a pandemia”, acrescenta Diego Alves, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, no evento de lançamento do Brinca e Aprende Comigo.

O projeto é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicarem os conteúdos com as famílias e comunidades. “Serão utilizadas tecnologias modernas e tradicionais para envolver os responsáveis nas atividades parentais lúdicas, tanto presencialmente quanto por meio de rádio e também outros métodos, como carro de som e disseminação de materiais educativos via WhatsApp, incluindo também mensagens informativas sobre a Covid-19”, explica Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo no ChildFund Brasil.

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Equipe do projeto Brinca e Aprende Comigo, com gestoras e gestores das organizações parceiras. Foto: Britto Jr.

 

A parentalidade lúdica, assunto amplamente abordado no seminário e durante a realização do projeto, é aquela em que os cuidadores mediam as interações da criança com o mundo, propondo relações baseadas no vínculo afetivo, respeito e aprendizado mútuo, sempre respeitando o brincar, o desenvolvimento integral e a construção de relações horizontais e sensíveis, que considerem todas as existências.

O conceito de parentalidade vem sendo estudado desde a década de 1960 e tem relação com as ações educativas, técnicas e métodos executados pelos adultos (pai, mãe, parentes, cuidadoras e cuidadores) para a socialização das crianças nos aspectos de desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

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ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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