Só se aprende na escola? Descubra que é possível aprender brincando!

A criança nasce brincando, primeiro com o seu próprio corpo, depois reconhecendo o outro e com o passar dos meses e anos ela começa a ter contato com outros objetos, intervenções, interagindo com outras crianças e, desta forma, se desenvolvendo. Nesse contexto, é possível dizer que ela consegue aprender brincando, afinal, o ato está entre as principais ferramentas para estimular o aprendizado. 

Isso porque brincando, a criança desenvolve uma série de habilidades físicas, cognitivas, de linguagem e socioemocionais. Este período é crucial para que o cérebro se desenvolva de forma plena, afinal, ele é fortemente afetado pelas experiências vivenciadas pelas crianças com outras pessoas e com o mundo. 

Estudos apontam que a primeira infância é considerada como uma janela de oportunidades tanto para a saúde, quanto para o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar. Todas as experiências vividas nos primeiros anos de vida, bem como as intervenções e os serviços de qualidade ofertados, estabelecem a base do desenvolvimento. 

Já o brincar é considerado tão fundamental para o bem-estar de uma criança que é consagrado como um direito universal pela ONU (Organização das Nações Unidas) e garantido pela Constituição brasileira. Além disso, a brincadeira é considerada uma fonte de múltiplas aprendizagens, tanto que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil mencionam como um dos eixos norteadores das experiências que devem ser apresentadas para as crianças na Educação Infantil.

Aprender brincando desenvolve habilidades fundamentais

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem de meninos e meninas porque, segundo especialistas, as atividades lúdicas contribuem para que eles se apropriem da realidade e consigam, por sua vez, estabelecer relações sociais, além de utilizar as habilidades corporais, motoras e cognitivas. Falamos um pouco mais de cada uma delas a seguir. 

  • Habilidades físicas: desenvolvem a coordenação motora grossa, ou seja, a criança aprende a alcançar algo, agarrar algum objeto, engatinhar, correr, subir e até se equilibrar. Também desenvolve a coordenação motora fina como segurar um lápis, pintar, desenhar, letras, recortar ou fazer pequenas tarefas com as mãos. 
  • Habilidades cognitivas: as crianças conseguem resolver problemas, reconhecer cores, números, formas, desenvolvem a memória, a atenção, o raciocínio lógico, a imaginação, além do foco e concentração.
  • Habilidades de linguagem: elas aprendem a interagir com o outro, seja amigo, pais ou professores, aumenta o vocabulário e também a argumentação.
  • Habilidades socioemocionais: por meio da brincadeira as crianças aprendem a gerir as próprias emoções, aprendem sobre os seus limites, desenvolvem o senso de cooperação, negociação, de revezar e de respeitar as regras. 

Além disso, a brincadeira habita o imaginário e contribui para o enriquecimento do universo, das vivências e experiências, afinal, é brincando que as crianças tomam posse de sua imagem, do espaço e do meio sociocultural, conseguindo interagir consigo e com o outro.

A importância das brincadeiras para o aprendizado

O lúdico faz parte do universo infantil, portanto, a criança está sempre rodeada de brinquedos, brincadeiras, jogos e atividades que propiciam a fantasia e a imaginação, tornando um cenário importante para a construção de suas atividades intelectuais, indo muito além do entretenimento e diversão. 

Já falamos por aqui algumas habilidades que são desenvolvidas por meio do brincar, dentre elas o de concentração que é essencial para também aprender a sabedoria de fato que é ensinada nas escolas. O brincar é responsável por sustentar o autoconhecimento, o aprendizado de interações sociais e normas e até o início do pensamento científico. 

Para que a criança possa aprender brincando é importante utilizar algumas estratégias para essa estimulação. Como: 

– Ser algo divertido e agradável para que a criança mantenha o interesse;

– É importante que esse momento não seja seguido por metas, mas sim respeitar o tempo da criança;

– Se for algo espontâneo e voluntário, respeitando a liberdade da criança, as chances de darem certo são muito maiores;

– Envolver o engajamento ativo;

– Trazer elementos do faz de conta;

– Ter um ambiente acolhedor, livre de riscos, onde as crianças se sintam à vontade para experimentar novas ideias.

Uma infância saudável e feliz

Esse é um dos objetivos do ChildFund Brasil, fornecer apoio para que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente livre de riscos e que possam ter uma infância saudável e feliz.

Por meio da elaboração e do monitoramento de programas e projetos sociais, o ChildFund Brasil contribui para que crianças e adolescentes tenham uma vida mais digna e alcancem o seu potencial. 

A manutenção de projetos sociais é importante para que se cultive essa cultura de criança que realmente brinca. Em todas as comunidades, o ChildFund Brasil atua seguindo um modelo de intervenção social de longo prazo, com foco na Transformação Social Sustentável. 

De que forma? 

Fortalecendo o território em que a criança está inserida e garantindo que ela tenha seu desenvolvimento pleno. Nesse sentido, apoiamos um estilo de vida mais saudável e a prática do brincar como garantia de uma infância ampla e feliz. 

O nosso intuito é contribuir para que as crianças busquem por sua autonomia e bem-estar, que se tornem adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis. Nesse sentido, nossos projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, da comunidade e da sociedade, criando um ambiente de proteção e cuidado e estimulando a aprendizagem por meio das brincadeiras. 

O ChildFund Brasil acredita tanto no poder de se aprender brincando que fez uma parceria com a The LEGO Foundation para lançar o projeto Brinca e Aprende Comigo, atendendo crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores sejam impactados. 

A parceria do projeto abrange seis países: Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. Por aqui, o Brinca e Aprende Comigo é realizado com Organizações Sociais Parceiras, que receberam formações sobre o tema para replicar os conteúdos com as famílias e comunidade. 

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

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