Saiba como fazer a doação de parte do Imposto de Renda ao ChildFund Brasil

22 de Janeiro 2024

Com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte (MG), o ChildFund Brasil teve seu projeto habilitado para receber recursos pelo  Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FMDCA/BH).

Com isso, a organização poderá receber doações tanto de pessoas físicas, que podem destinar até 6%  do imposto de renda devido, quanto de pessoas jurídicas, que podem destinar até 1%. O projeto visa  promover o desenvolvimento e a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Belo Horizonte, por meio da capacitação de professores, pais e profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente em práticas educativas que considerem o brincar como um motor de aprendizagem socioemocional, bem como em formas de prevenir a violência sexual online.

Para realizar a doação é simples: basta os contribuintes fazerem a declaração do Imposto de Renda na modalidade completa e ao final, no resumo da declaração, selecionar “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e incluir o CNPJ do FMDCA/BH (13.921.409/0001-92). Depois de pagar a DARF gerada, encaminhe um email para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH ([email protected]) informando que está doando para o projeto “Promovendo a Parentalidade Lúdica, o Desenvolvimento Infantil e a Prevenção à Violência Online em escolas públicas de Belo Horizonte”, do ChildFund Brasil.

 

 

ChildFund_Foto_Marcelo_Martins (1)

 

 

O projeto visa, entre outras iniciativas, capacitar pessoas para ensinar crianças a prevenir de violência na internet. Foto: Marcelo Martins

 

 

Projeto incentiva o brincar e previne a violência online contra crianças

 

O projeto  do ChildFund Brasil tem como finalidade capacitar professores da rede pública, mães, pais e responsáveis, em regiões de maior vulnerabilidade social de Belo Horizonte, sobre a parentalidade lúdica e a aprendizagem socioemocional. A metodologia utilizada pela organização incentiva a importância do brincar como tema central no desenvolvimento infantil, contribuindo de maneira efetiva para a melhoria da educação e do desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, motor e afetivo de crianças na primeira infância, que vai de zero a seis anos.

Essa proposta também busca contribuir para a prevenção da violência sexual on-line contra crianças e adolescentes, um problema social que vem crescendo cada vez mais no Brasil, principalmente entre as camadas sociais mais vulneráveis, que também estão tendo acesso ampliado a celulares e computadores. Dados atualizados da Safernet (2022) mostram que houve quase 112 mil denúncias de crimes envolvendo fotos e vídeos de violência sexual na internet, contra crianças no Brasil; aumento de quase 10% em relação ao ano anterior.

“A doação é um recurso importante para que os nossos projetos ampliem seu alcance e protejam cada vez mais as crianças e os adolescentes dos abusos e assédios virtuais em nosso país”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

 

Belo Horizonte tem mais de 140 mil famílias em situação de pobreza

 

A capital mineira possui um alto índice de famílias em situação de pobreza e um  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativamente baixo. Segundo o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), Belo Horizonte possui mais de 140 mil famílias em situação de pobreza. Ainda segundo o CadÚnico, existem cerca de 74 mil crianças de zero a seis anos cadastradas, indicando um cenário preocupante de privação e risco social para a primeira infância, fase mais importante da vida.

Outro dado preocupante é o IDEB municipal, que ficou com nota 5,9 nos anos iniciais do ensino fundamental e 5,1 nos anos finais do ensino fundamental, ambos na rede pública, indicando uma qualidade relativamente baixa do sistema educacional público.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM