Aprendizagem socioemocional: habilidades que as brincadeiras ensinam para crianças

As brincadeiras têm um papel fundamental na construção da aprendizagem socioemocional das crianças por contribuírem para o desenvolvimento de habilidades, através do ato de brincar.

Essas habilidades ultrapassam a dimensão cognitiva e envolvem de uma forma mais profunda o lado emocional e psicológico do ser humano, e têm se mostrado cada vez mais importantes na formação de um cidadão responsável e capaz de exercer seu papel na sociedade.

Aprendizagem socioemocional é um trabalho de autoconhecimento

As habilidades estão diretamente ligadas ao entendimento e saber como administrar as emoções e sentimentos, por meio de um trabalho de autoconhecimento, ou seja, conhecer ou reconhecer as próprias potências contribui para a capacidade de lidar com problemas, desafios e as incertezas do mundo. Quando temos competências de confiança e responsabilidade, adquirimos postura, comunicação assertiva e decisões conscientes.

Quando trabalhamos a aprendizagem socioemocional, também estamos desenvolvendo competências para a convivência social, para lidar com o próximo, ter empatia nas relações e, também, aprender a trabalhar em equipe. Desta forma, conseguimos trabalhar em resoluções de conflitos, cooperação e colaboração. É por meio das habilidades que aprendemos a respeitar as diferenças, a gerenciar as emoções e estabelecer bons relacionamentos.

Todo esse aprendizado pode ser adquirido por meio das brincadeiras, afinal, é importante que essas habilidades sejam trabalhadas desde a primeira infância, por se tratar de uma fase de descobertas.

Primeira infância é uma janela de oportunidades

Essa fase é como uma janela de oportunidades tanto para a saúde, como para o aprendizado, o bem-estar social e emocional das crianças. As experiências vividas na primeira infância estabelecem a base do desenvolvimento.

A neurociência comprova que o cérebro de uma criança pequena tem grande plasticidade, isso significa que o órgão está sempre processando informações desde o início da vida e é bastante sensível a modificações. Nesse período, as células cerebrais podem fazer até 1 milhão de novas conexões neuronais a cada segundo. Essas conexões dão base nas estruturas que vão sustentar todo o aprendizado ao longo da vida.

É nesta etapa que aprendemos as habilidades emocionais, cognitivas e sociais, além de desenvolver nossa capacidade intelectual, aptidões e competências. Por isso, a importância de estimular as crianças, e nada melhor do que as brincadeiras para cumprirem esse papel.

Como as brincadeiras podem contribuir com o aprendizado socioemocional?

Cada estilo de brincadeira beneficia de forma diferente os aprendizados na infância, mas todas, de um modo geral, contribuem para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Desde a criatividade até o comportamento, o ato de brincar tem um papel fundamental nesse sentido.

As brincadeiras podem levar as crianças para outra realidade, com o objetivo de explicar a criatividade e a imaginação. Uma pintura livre ou um faz-de-conta tem a capacidade de transportar aquela criança para uma diversidade de universos.

Algumas das brincadeiras permitem que as crianças tenham contato com as outras de maneira natural, e estimulam, nesse sentido, a criação de vínculos e sociabilidade. É no simples ato de brincar que elas aprendem a conviver com as demais pessoas, e no futuro isso fará toda diferença para que entendam o seu papel na sociedade.

As regras previstas em muitas brincadeiras e jogos também são formas de desenvolver habilidades, porque as crianças aprendem a controlar o comportamento impulsivo e reconhecem a importância de respeitar o outro. As regras estimulam o pensar e o refletir, a gerenciar conflitos e buscar soluções, dando uma compreensão sobre o progresso.

Com as brincadeiras e o acolhimento, as crianças se sentem seguras e aprendem a se expressar fora dos padrões estabelecidos, desta forma elas conseguem desenvolver a criatividade e a autonomia, qualidades fundamentais para um desenvolvimento pleno.

As crianças aprendem brincando a reconhecer e gerenciar suas emoções.

Veja os impactos positivos que a aprendizagem socioemocional pode causar nas crianças

Quando as habilidades socioemocionais são desenvolvidas durante a infância, têm o potencial de trazer uma série de impactos positivos. Dentre eles:

– Deixar a criança preparada para o mundo, uma vez que serão indivíduos capazes de entender e respeitar as diferenças, dotados de pensamentos críticos e comprometidos em atuar com ética;

– Favorecer o ambiente de aprendizagem;

– Fortalecer o sentimento de cidadania, contribuindo para uma cultura de tolerância, respeito e paz;

– Contribuir com a jornada do aprendizado com saberes e valores importantes para o mundo atual;

– Preparar os indivíduos para os desafios do mercado de trabalho

A importância de projetos para o aprendizado socioemocional
 

Para que a criança possa desenvolver suas habilidades socioemocionais, ela precisa se sentir segura e acolhida no ambiente em que vive. É com essa proposta que o ChildFund Brasil mantém projetos sociais para crianças e adolescentes em diversas localidades do país, com foco onde há maior predomínio de situações de pobreza e vulnerabilidade social.

O objetivo da organização é fortalecer o território em que a criança está inserida e garantir que ela tenha seu desenvolvimento pleno, seguindo um modelo de intervenção social de longo prazo, com foco na transformação social sustentável.

Nesse sentido, o ChildFund Brasil em parceria com a The LEGO Foundation lançaram o projeto Brinca e Aprende Comigo, realizado com crianças do Ceará e de Minas Gerais, por meio de 12 parceiros locais da organização, totalizando 37 municípios. A expectativa é que 12,5 mil crianças de até 8 anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores sejam impactados.

E você pode fazer parte deste importante trabalho se juntando à nossa causa, por meio do apadrinhamento financeiro.

Ao apadrinhar uma criança, você está contribuindo com um fundo coletivo que financia a realização de todos os projetos sociais e atividades apoiados pelo ChildFund Brasil, dos quais a criança e sua família participam.

Conheça mais do nosso trabalho para promover uma infância feliz para nossas crianças e adolescentes e saiba como você também pode contribuir.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM