Organizações parceiras do Vale do Jequitinhonha participam de curso de Terapia Comunitária Integrativa

Durante a última semana, entre os dias 21 e 28 de julho, as organizações parceiras do ChildFund Brasil do Polo Alto Vale do Jequitinhonha (MG) participaram, juntas, do curso de Terapia Comunitária Integrativa -TCI. A iniciativa foi realizada na cidade de Carbonita, com recursos do Governo de Minas Gerais, captados pelo Projeto Semear a Esperança de Carbonita.

Aproximadamente 45 representantes de organizações parceiras das cidades de Carbonita, Minas Novas, Serro, Turmalina e Veredinha puderam desfrutar das aulas, que são facilitadas pelo Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais.

A metodologia do curso foi criada pelo antropólogo Adalberto Barreto, há mais de vinte anos. Se baseia em um espaço de acolhimento e de partilha de sentimentos e experiências de vida e no estímulo da formação de uma rede social solidária para enfrentar os problemas do cotidiano.


A partir da capacitação na TCI, as organizações parceiras visam articular a adoção do método no contexto de suas comunidades, usando-a como um instrumento de fortalecimento da prática social junto aos diferentes grupos sociais presentes nas diferentes localidades.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM