Histórias e Quintais

O projeto Histórias e Quintais por meio de encontros nos quintais das casas de famílias, tem o objetivo de estreitar laços de convivência comunitária, proporcionar a troca de saberes e vivências vinculadas às histórias de vida, às memórias dos moradores e aos causos e contos do bairro onde vivem. Este projeto é realização da organização Projeto Criança Feliz que é uma das organizações parceiras do ChildFund Brasil no Ceará.

A convivência com as famílias das crianças atendidas pela organização se fez necessária já que os pais tinham dificuldades das mais diversas de estarem mais presentes na organização.

O quintal de uma casa é um lugar especial e o convite para conhecê-lo revela intimidade, afeto, gentileza, sossego, aconchego. As histórias são guardiãs da memória, compreender que a história de alguém mais velho é também a nossa própria história, nos faz pensar que o passado está apenas esquecido e que continua vivo na lembrança das pessoas do lugar.

As atividades acontecem pelo interior das comunidades Jardim Iracema e Padre Andrade, bairros periféricos da cidade de Fortaleza. Histórias e Quintais pede licença e entra no íntimo dos quintais das casas e das pessoas, dialogando vivências a partir das memórias individuais e coletivas destas comunidades e assim redesenhando-as no sentimento de pertencimento de seus moradores. O projeto abrange encontros mensais durante o período de um ano por quintais distribuídos pelas comunidades, porém escolhidos coletivamente.

O grande objetivo do projeto é lançar um livro gerado a partir de todos os encontros.

Confira as fotos desses encontros que cantam e encantam a todos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM