Horta comunitária: garanta a segurança alimentar das crianças!

Quando falamos em desnutrição infantil, muitas pessoas acreditam que esse é um problema distante do nosso país, um problema já superado. Porém, a realidade é bem diferente.

De acordo com o relatório das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2015, o Brasil ainda contava com quase 60 mil crianças com menos de um ano em estado de desnutrição. O Norte e o Nordeste concentram as maiores taxas. Para reduzir esses números, a horta comunitária é uma excelente iniciativa, que já vem trazendo frutos a várias cidades.

Quer saber mais sobre como a horta comunitária funciona e quais vantagens que essa iniciativa traz? Continue a leitura do nosso artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é a horta comunitária e como ela funciona?

horta comunitáriaComo o próprio nome indica, uma horta comunitária é aquela produzida pelas pessoas do entorno de um bairro ou comunidade. Em grandes e pequenas cidades, essa iniciativa tem tido destaque.

Para as regiões mais carentes, as hortas coletivas são formas importantes de combater a desnutrição, a fome e oferecer mais variedade no prato de famílias carentes. Nesse tipo de cultivo, é possível plantar vegetais e hortaliças distintos, como tomate, alface, rúcula, couve, espinafre e também legumes como beterraba e cenoura.

Porém, para que essa iniciativa funcione, é essencial que a comunidade se mobilize, afinal, dependerá das pessoas da região o sucesso do cultivo. Além disso, outro ponto que merece atenção é sobre o manejo dessas hortas que, geralmente, é orgânico, visando facilitar a certificação do produto e o uso dos insumos.

Por que essa é uma boa iniciativa?

As hortas comunitárias trazem inúmeras vantagens, sobretudo para regiões mais carentes. Veja algumas:

Produção de alimentos

Sem dúvida, as hortas coletivas promovem uma alimentação mais balanceada e saudável, levando alimentos com alto valor nutritivo para famílias mais pobres que, provavelmente, não teriam condições de manter uma boa qualidade alimentar sem essa iniciativa. Nesse sentido, as hortas ajudam a combater a desnutrição infantil e a oferecer uma alimentação de qualidade aos envolvidos.

Melhora na saúde

Com uma alimentação mais completa, saudável e balanceada, a saúde dos envolvidos certamente é beneficiada. Além de reduzir o índice de desnutrição, os projetos favorecem a solução para outros problemas relacionados como: carência de vitaminas e minerais, anemia e baixo peso. Em alguns locais onde esses projetos foram inseridos, notou-se a redução dos casos de diarreia, assim como a melhora em quadros de reumatismo e artrite em idosos, devido aos exercícios diários necessários para a manutenção da horta.

Aumento da renda

Em muitos casos, os excedentes da horta comunitária são comercializados em feiras e mercados locais. Como esses produtos são cultivados de forma orgânica, é possível certificar o seu cultivo e vendê-los com uma valorização maior. A venda proporciona um incremento na renda das famílias, algo muito importante em regiões mais carentes, permitindo que elas adquiram outros produtos alimentares, como farinha ou macarrão.

Formação de cidadãos

Uma horta participativa depende do trabalho de todos e, por isso, aumenta o senso de coletividade e de pertencimento dos envolvidos, auxiliando na formação de cidadãos mais participativos. Em comunidades mais carentes, a segurança de que o alimento não faltará para a família, produz indivíduos mais autoconfiantes e conhecedores do seu valor social!

Como apoiar uma horta comunitária?

Depois de ler o tópico anterior, você já está convencido de que a horta comunitária é uma iniciativa simples, mas capaz de gerar muitos benefícios a diversas comunidades, sobretudo às mais carentes? A boa notícia é que você pode ajudar a transformar essa ideia em realidade. O ChildFund Brasil possui uma campanha chamada “Cultivar para ser feliz”, que irá auxiliar o desenvolvimento da agricultura local, levando todas essas vantagens (e muitas outras) para as comunidades carentes do nosso país.

Ficou interessado? Precisamos do seu apoio para atingir a nossa meta, acesse o site do nosso financiamento coletivo e saiba mais sobre como ele funciona e de que forma você pode contribuir para reduzir a desnutrição e melhorar a vida das nossas crianças carentes!

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM