Dia Mundial da Água: Declaração Conjunta sobre a Captação de Água da Chuva

A água da chuva é um recurso valioso de água e a sua gestão deve ser melhorado drasticamente. Uma melhor gestão da água da chuva irá diminuir a sobre-exploração dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, irá encurtar os períodos de seca e reduzir o pico de inundações em períodos chuvosos.

A Associação Internacional sobre Sistemas de Captação de Água de Chuva (IRCSA), ARCSA, IRHA e outras entidades internacionais decidiram reunir-se no Dia Mundial da Água 2011, com uma declaração conjunta, chamando a atenção para os muitos benefícios do aproveitamento da água da chuva.

Declaração Conjunta sobre a Captação de Água da Chuva

O Conselho dos Direitos Humanos da ONU afirma o direito humano à água potável. Agora é a hora para os governos do mundo contribuírem para a o fornecimento regular de água potável de maneira segura, acessível e alcançável em quantidade suficiente para mais 884 milhões de pessoas.

No Dia Mundial da Água 2011, as organizações abaixo assinadas desejam propor energicamente o uso de água da chuva: ela deve ser considerada como um importante instrumento nos esforços para minimizar os problemas relacionados com a água que já existem.

• A água da chuva é um recurso valioso que é subutilizado. Sua captação e uso podem aliviar os desafios de água potável, água não-potável, drenagem e desafios energéticos.

• Soluções locais de captação de água da chuva melhoram a segurança da água e proporcionam importante alívio para famílias e comunidades.

• Em todo o mundo, a infiltração de águas pluviais, sua captação e armazenamento oferecem benefícios para o meio ambiente, a fauna, seres humanos e melhoram a disponibilidade de água para a indústria e a agricultura.

• É tempo de a captação de águas da chuva ser incluída nos planos de desenvolvimento de todas as agências governamentais, como parte de suas estratégias de manejo de seus recursos hídricos integrados.

• A introdução do conceito de manejo de água de chuva – a maximização dos benefícios da chuva como um recurso vital e minimizando os riscos potenciais de enchentes – nos currículos das escolas técnicas e das universidades trará benefícios futuros para o novo planejamento urbano e projetos arquitetônicos e agrícolas.

Related Post

LEIA TAMBÉM