Como ajudar a acabar com a pobreza no mundo?

O estudo mais detalhado acerca da pobreza no mundo não deixa dúvidas: passou da hora de arregaçarmos as mangas e tomar uma atitude para tornar o planeta mais igual para todos. O levantamento de que falamos é o Relatório de Desenvolvimento Humano, feito anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O estudo sinalizou que mais de 2,2 bilhões de pessoas no mundo todo vivem em situação de pobreza. Nada mais, nada menos que um terço da população global.

O detalhamento desses dados igualmente preocupa: deste total, 1,5 bilhão de seres humanos têm de conviver com a pobreza multidimensional, termo técnico usado pelos pesquisadores para designar as famílias que passam por privações nas áreas de saúde, educação e padrões básicos de vida. Ainda com uma lupa sobre esse total, a pesquisa mapeou que existem 842 milhões de pessoas que têm crise de fome crônica (o que totaliza 12% da população mundial).

Olhar para esses dados pode, num primeiro momento, gerar várias reações. A imobilidade costuma ser a mais frequente, justificada pelo argumento de que “é impossível reverter esse quadro, com números tão grandes”. Ou então: “ah, mas isso é responsabilidade do governo, não é coisa para mim”. Você já deve ter ouvido isso, certo? Mas para nós, no ChildFund Brasil, nos identificamos com uma reação cada vez mais comum: a da inconformidade de tantas pessoas diante de um quadro desse, um poderoso combustível para gerar transformações sociais profundas.

Há uma afirmativa, atribuída a Madre Teresa de Calcultá (Prêmio Nobel da Paz, de 1979), que sinaliza bem isso que estamos falando: “Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano. Mas sem ele o oceano seria menor”. Por isso, se você acredita que, sim, é possível acabar com a pobreza no mundo está na companhia certa! Para ajudar a transformar essa indignação em atitude, escrevemos esse guia, com orientações simples, eficazes e que você pode começar agora mesmo!

Parcerias para acabar com a pobreza do mundo

Este é um primeiro princípio fundamental para termos êxito em uma tarefa tão grande quanto essa: parcerias. Um mundo que cada vez mais mostra o poder do trabalho em rede, da colaboração, não pode ignorar essa força para reverter esse quadro desafiador. Por isso, há duas atitudes que você pode escolher:

  • Voluntariado: dedicar uma parte do seu tempo para empreender ações que deem resultado na vida de várias pessoas é um caminho escolhido por milhões de pessoas em todo o mundo. Há vários tipos de voluntariado, como falamos em outro post aqui do Blog, e ainda maneiras de exercitar a prática altruísta no ambiente digital, sem sair aí da sua casa.
  • Doação financeira: destinar uma parte de seus ganhos para financiar projetos de grande impacto social é outra saída bem comum encontrada por aqueles que desejam fazer parte da transformação planetária. Há vários projetos e iniciativas sérias com prestação de contas eficientes que merecem sua atenção e seu investimento.

Em qualquer uma das duas escolhas, a nossa recomendação é pesquisar muito bem a organização social a quem você irá destinar a sua contribuição. Nós elaboramos um ebook gratuito com recomendações sobre como escolher a ONG que merece sua confiança. Opte por iniciativas sérias, que tenham tradição e disponham de amplos mecanismos de prestação de contas, demonstrando com transparência nos valores investidos.

Para a parceria ser bem consolidada priorize também a escolha de instituições sociais que possuam programas e projetos sólidos, desenvolvidos por equipes multidisciplinar especializadas. Na terminologia do Terceiro Setor dá-se o nome de Tecnologias Sociais (TS) , que significa métodos e processos altamente eficazes que podem resolver demandas sociais complexas, como falta de saneamento básico, privação de acesso à água potável, entre outros.

pobreza do mundo

Doações para acabar com a pobreza no mundo

Trazendo o recorte para o Brasil, temos uma realidade bem desafiadora a superar: segundo o relatório “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado no primeiro semestre de 2015, 8 milhões de meninos e meninas até 14 anos vivem em situação de pobreza extrema em nosso país. Para eliminar esse problema, selecionamos 3 projetos que valem a pena investir, pensando especificamente em eliminar a pobreza no Brasil:

  1. Invista em uma melhor qualidade de vida no sertão brasileiro: boa parte dessas crianças em situação de pobreza está localizada em cidades do interior. Só para se ter uma ideia, 22 milhões de brasileiros vivem no sertão, o que torna o nosso semiárido o mais populoso do mundo. Com doações de qualquer valor, você participa do projeto “Convivência com o Semiárido”, que promove campanhas informativas e educacionais sobre preservação ambiental e sustentabilidade para toda comunidade beneficiada. E, dessa forma, as famílias têm acesso a conhecimento para que a seca não se torne sinônimo de falta de água no sertão.
  1. Ajude a acabar com a fome pela criação de pomar e horta domiciliar: frutas e vegetais contribuem (e muito) para a melhoria da qualidade da alimentação. E isso ajuda a reduzir a desnutrição de crianças em situação de extrema pobreza, impactando na melhoria da qualidade de vida de toda a família e aumentando o rendimento escolar da criançada. Ao doar o kit Pomar e Horta Domiciliar, você dará acesso às famílias a dez mudas de árvores frutíferas e a semente de vegetais variados, com orientações sobre como cultivá-los e, assim, melhorar seus cardápios diários.
  1. Dê oportunidades no esporte: a prática de modalidades esportivas traz inúmeros benefícios, como disposição, maior concentração e até disciplina. Ao presentear uma comunidade de baixa renda com kit Esporte e Cidadania você doa os instrumentos necessários para a realização de oficinas de futebol, vôlei, basquete, handebol, peteca, queimada e outros jogos. Daí podem sair muitos vitoriosos no esporte e na vida, não acha?

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

Apadrinhamento financeiro

Outra maneira eficaz de transformar a vida de crianças, jovens e adolescentes é por meio do apadrinhamento financeiro. É válido lembrar que essa modalidade não tem a ver com apadrinhamento afetivo — esclarecemos a diferença entre eles em um post específico aqui do blog. Assim, essa modalidade contribui para estabelecer um vínculo entre quem oferece ajuda e o menor beneficiado, de modo a garantir um futuro melhor para todos estes.

São três passos bem simples para efetivar essa ajuda (ou seja, nada de burocracia!). E um dos meios mais eficazes para você ver a real transformação que você tem causado na vida de uma família e na comunidade que ela reside.

  1. Escolha: você acessa essa página onde há o nome de crianças de diversas localidades do Brasil. Há um breve resumo da história dela, além da data de nascimento e idade.
  2. Estabeleça um compromisso: você assume um compromisso de contribuição mensal que será utilizada na implantação de programas e projetos que ajudam no desenvolvimento de crianças, suas famílias e comunidades. O processo de doação é bem descomplicado e, principalmente, seguro.
  3. Acompanhe: tão importante quanto estabelecer seu vínculo e compromisso é ter certeza de que a sua doação está sendo bem empregada. Nesse caso, o ChildFund Brasil oferece a oportunidade para que você possa corresponder-se com a criança, por meio de cartas, fotos, ligações e até agendar uma visita.

Viu só como é simples? Você começou a leitura desse artigo sem saber ao certo como fazer, mas só nessa breve leitura apresentamos várias oportunidades que você pode adotar a partir de agora. E ainda deixamos uma super dica: quando ouvir alguém reclamando que é impossível mudar o mundo, compartilhe esse link. Certamente, sua atitude pode inspirar outras pessoas a se mobilizarem também. Que tal?

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM