De criança apadrinhada a gestor de organização: conheça a história do Erivaldo

Texto: Agência WGO, responsável pela assessoria do ChildFund Brasil de agosto de 2022 a janeiro de 2023, com informações de Marcelo Martins, assessor de marketing e comunicação do ChildFund Brasil.

 

Brasil, anos 70, Fortaleza (CE). Uma casa de taipa, chão batido, sem água encanada ou esgoto. Dentro dela uma família com cinco filhos que fazia parte dos 68% da população brasileira que se encontrava na linha da pobreza, segundo dados do IBGE. O pai, operador de máquinas, sofreu um acidente e ficou boa parte da vida dependendo da previdência social, por isso, fazia bicos como cozinheiro. A mãe, dona de casa, cuidava dos filhos e do marido em suas idas e vindas do hospital.  

Assim era a vida de Erivaldo Paiva, um dos cinco filhos, que viu sua história mudar após ser apadrinhado, por intermédio do ChildFund Brasil, quando tinha apenas 2 anos. Hoje, aos 54, ele trabalha como gestor do CEACRI (Centro de Apoio à Criança), entidade parceira do ChildFund Brasil, em Itapiúna (CE). “Fui apadrinhado por uma mulher que, em suas cartas, sempre me incentivou a estudar, assim como a ONG. Então, eu me empenhava e tinha suporte para isso”, relata Paiva. 

 

 

Erivaldo_ChildFund_Brasil_CEACRI

Erivaldo (ao centro) com Raimundo, seu pai, e Maria José, sua mãe. Foto: Arquivo.

 

 

As cartas fazem parte do apadrinhamento do ChildFund Brasil. Tão importante quanto a ajuda financeira, a relação criada por meio desta comunicação é essencial na busca do pleno desenvolvimento da criança. Foi com o incentivo recebido por sua madrinha que Paiva dedicou-se aos estudos, cursando escola técnica no ensino médio, o que o deixou preparado para o mercado de trabalho. Sem o apoio, Paiva acredita que teria o mesmo destino de muitos amigos, que não tiveram a mesma sorte que ele. “Dos amigos de infância e da juventude, uma parte acabou indo para a criminalidade, muitos foram mortos ou presos. Outra parte, por não ter suporte para se dedicar aos estudos, parou de estudar cedo para trabalhar e não tiveram boas oportunidades.”  

Hoje, o gestor põe em prática tudo que aprendeu e viveu, lutando pela igualdade e pelo desenvolvimento das crianças de sua região, sempre atuando em organizações não-governamentais. Aos 18, foi eleito presidente do Projeto Comunitário Esperança Juvenil. Dois anos depois, foi convidado a gerir o CEACRI. Além de atuar como parceiro, Paiva também é padrinho de uma criança. “Tento retribuir o incentivo que recebi para me transformar na pessoa que sou hoje, incentivando minha afilhada e dando suporte para ela”, finaliza. O envolvimento dele com a ONG que mudou a sua vida rendeu uma homenagem, em 2016, na comemoração de 50 anos do ChildFund Brasil.  Assista aqui.

 

 

Foto- MarceloMartins (4)

 

 

Erivaldo (agachado) em encontro com gestoras e gestores das organizações parceiras do ChildFund Brasil, na sede da organização, em Belo Horizonte, realizado em novembro de 2022. Foto: Marcelo Martins

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM