3 Maneiras de ajudar crianças que vivem na pobreza no Brasil

Muito se fala da crise financeira em nosso país, mas infelizmente pouco se mostra a respeito da população que vive em situação de pobreza. Elas são as primeiras a serem atingidas pela crise, quando famílias e crianças ficam vulneráveis à fome e ao trabalho infantil. Se você quiser fazer algo para ajudar essa pessoas, em especial crianças, este artigo é para você.

Dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE, apontam que o Brasil tem cerca de 13,4 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. Neste contexto, as crianças de até 14 anos constituem 42,4%, ou seja, grande parte da população.

Aprofundando a investigação, o IBGE chegou à dados que demonstram quais as regiões do país possuem os maiores índice de pobreza. Enquanto a média nacional no conceito pobreza extrema é de 25,4%, 15 estados superam este indicador (todos localizados nas regiões Norte e Nordeste).

Qual é a situação do Brasil?

O nosso país sofre com todo tipo de mazelas e as crianças estão expostas a situações inadmissíveis.

Violência

De acordo com o relatório “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado pela Fundação Abrinq e utilizando dados de fontes como o IBGE, 10.465 crianças e jovens de até 19 anos foram assassinados no país no ano de 2015. Isso corresponde a 18,4% dos homicídios ocorridos no Brasil naquele ano.

O relatório mostra, ainda, que 153 mil denúncias chegaram ao Disque 100, referentes à violação dos direitos da criança e do adolescente. Sendo que a incidência maior era para negligência, violência psicológica, física e sexual, nesta ordem.

Trabalho infantil

O relatório traz, também, informações sobre a precariedade do trabalho infantil. O número de jovens em situação de trabalho infantil diminuiu na faixa de 10 a 17 anos. Porém, aumentou entre as crianças com idade entre 5 e 9 anos.

DOE E GARANTA O DIREITO DE BRINCAR DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS

Como você pode ajudar crianças?

Depois de conhecer mais sobre a realidade das crianças em situação de pobreza em nosso país, não basta ficar apenas triste. É importante se envolver e ajuda-las do melhor jeito possível. Se você também se sente incomodado com esta situação, quer transformar o futuro das crianças, mas não sabe bem como fazer, aqui estão algumas sugestões:

1- Doe o seu tempo

A educação abre portas e cria oportunidades. Se estas crianças tiverem acesso à educação, certamente poderão ter um futuro melhor.

Muitas instituições procuram ajudar crianças com materiais educativos, como brinquedos e kits que estimulem o aprendizado. Outras abrem espaço para que voluntários possam doar um pouco de seu tempo e compartilhar conhecimento. Você pode se envolver em um projeto desses, não apenas doando dinheiro para a montagem dos kits, mas tornando-se voluntário para colaborar com o aprendizado destes jovens.

2- Colabore financeiramente com projetos sociais

Existem muitas organizações preocupadas em levar a chance de uma vida melhor para as crianças. Porém, é necessário o engajamento de todos nós para criar condições destas instituições levarem adiante as ações necessárias e efetivamente ajudar crianças.

Por meio de projetos e metodologias, essas organizações procuram atender objetivos gerais e específicos da comunidade onde estão inseridas e, principalmente, das crianças, atendendo demandas relacionadas à alimentação, saúde e educação. Você pode colaborar financeiramente com um desses projetos para que eles possam ter continuidade e verba suficiente para atender à demanda.

Procure pelos projetos existentes e, além do apoio financeiro, colabore na divulgação, para que outras pessoas também ajudem essas crianças. A falta de conhecimento, muitas vezes, leva à falta de recursos para as intuições.

Considere o apadrinhamento de crianças

Como funciona o apadrinhamento para ajudar crianças? Basta escolher uma  instituição que tenha esse tipo de projeto. Você pode ter um relacionamento mais próximo com a criança e sua família se desejar.

Assim, além de apoiar financeiramente, você pode ajudar crianças doando afeto e segurança. Ela terá consciência de que alguém, em algum lugar, se importa com ela e está disposto a tornar o seu futuro melhor.

ChildFund Brasil – Fundo para Crianças, por exemplo, é uma instituição séria, que desenvolve projetos que atendam as mais variadas necessidades. Entre elas:

  • Orientação e apoio psicológico aos familiares;

  • Desenvolvimento da cultura com aulas de artes e música;

  • Atividades esportivas – visando interação com outras pessoas;

  • Água potável e saneamento – por meio da doação de produtos para purificação da água;

3- Desenvolva um olhar atento

A necessidade do outro é latente em nosso meio mas, às vezes, não a enxergamos. É preciso um olhar atento para reconhecer a situação das crianças e encontrar a maneira mais apropriada de ajudar.

Com atenção, é possível identificar e denunciar situações de maus tratos, livrando as crianças desta condição que, muitas vezes, a sujeitam a condições de vida degradantes.  Também é possível identificar lugares ou comunidades que necessitam de ajuda e de projetos que proporcionem oportunidades de uma vida melhor às crianças.

Existem muitas maneiras de ajudar. Se você tem o coração disposto, certamente encontrará a forma que melhor se adapta e poderá dar um futuro melhor a algum destes pequeninos. Informe-se, conheça entidades e ajude as crianças de nosso país a ter condições melhores.

Quer saber mais? O ChildFund Brasil – Fundo para Crianças pode lhe orientar melhor. Curta nossas redes sociais!

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM