Apadrinhamento e independência financeira: a interligação de conceitos opostos

O apadrinhamento é uma forma de fazer a sua parte na construção de um mundo menos desigual. Nesse contexto, o ChildFund Brasil é uma entidade social que visa a mudar essa situação – mas não com o intuito apenas de suprir uma necessidade momentânea, e sim visando gerar impactos a longo prazo, como independência financeira e o rompimento do ciclo de pobreza.

À primeira vista, pode parecer que o apadrinhamento e a independência financeira são conceitos opostos, já que o montante mensal dá uma falsa sensação de que gera uma espécie de dependência das partes beneficiadas mas, na verdade, o que se cria é a independência!

Se o financiamento for empregado em ações de impacto a longo prazo que beneficiem não só as crianças, mas toda a comunidade ao seu redor, a realidade delas pode mudar, de fato. E é justamente isso o que fazemos! Cada uma de nossas ações é pensada nesse sentido, e vamos explicar melhor ao longo deste artigo.

Como gerar independência financeira por meio do apadrinhamento

Um ambiente afetado pela vulnerabilidade social pode se tornar vicioso, arrastando e prendendo toda uma região a uma subsistência de privação de direitos básicos como água potável, saúde, educação de qualidade, segurança, alimentação, lazer e socialização saudável.

Esse movimento de repetição é definido como ciclo da pobreza, ou seja, quando se nasce em meio a um contexto assolado por uma série de precariedades, torna-se ainda mais difícil prosperar. O apadrinhamento financeiro é uma forma de quebrar esse ciclo e,  a longo prazo, gerar independência financeira!

Ele pode contribuir para a criação de mecanismos sustentáveis de geração de renda, criando mais oportunidades e possibilitando que famílias alcancem sua autonomia de direito.

LEIA MAIS

Como as ONGs apoiam na superação do ciclo da pobreza

Como o apadrinhamento pode transformar uma comunidade?

É muito importante ressaltar que o dinheiro de quem contribui com o ChildFund Brasil não vai para as próprias famílias. Por meio de um fundo, contribuímos com projetos sociais inseridos dentro do contexto das comunidades atendidas, com atuação forte e presença em regiões mais vulneráveis. Ou seja, a contribuição vai para projetos que atuam diretamente com essas famílias.

Conhecidas como Organizações Sociais Parceiras (OSPs), elas recebem o nosso apoio para que possamos, juntos, iniciar um processo de ‘mudança de mentalidade e realidade’. Queremos não só resolver questões pontuais, mas gerar mudanças profundas, que tenham efeitos a longo prazo.

Assim, nossos projetos visam a transformar um ambiente desfavorável em um ambiente favorável.

Nossos projetos

O principal objetivo do ChildFund Brasil é dar condições para que crianças e adolescentes cresçam seguras, protegidas, saudáveis e com acesso à educação, uma parte essencial no processo que visa findar o ciclo da pobreza.

Nossos projetos estão inseridos em diversas áreas como educação financeira, água potável, empreendedorismo, cultura, proteção infantil, preparação para o mercado de trabalho, geração de renda, segurança alimentar, dentre outros. Tudo isso também é realizado com as famílias.

Na pandemia, também tivemos forte atuação, especialmente, por meio da campanha “Nem vírus, nem fome: compaixão”, que auxiliou e segue auxiliando milhares de famílias com a doação de kits alimentícios e de higiene, em um momento em que o desemprego e a insegurança alimentar se tornaram ainda mais presentes.

Um ponto importante é que os itens que compõem os kits foram adquiridos em mercados locais, contribuindo com a movimentação da economia nas localidades onde há maior situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, já entregamos, em 56 municípios de 6 estados, mais de 3 milhões de kits compaixão, 2876 toneladas de alimentos, mais de 3,4 milhões de itens de higiene e mais de 51 mil equipamentos de proteção individual.  Leia mais em “ChildFund Brasil agindo nos momentos mais difíceis: todas as ações no combate a Covid-19”.

Além dessa campanha emergencial, confira abaixo alguns dos nossos projetos:

Brincando e Crescendo Feliz
 

Este projeto promove ações que contribuem para o desenvolvimento integral e o bem-estar na Primeira Infância (0 a 6 anos). O principal objetivo é trabalhar com  pais, mães ou cuidadores sobre como proteger e cuidar melhor das crianças.

Adolescentes saudáveis e participativos


Destinado para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, este projeto estimula a educação de qualidade e o fortalecimento da convivência com a família.

Habilidades para a Vida
 

Neste programa, as crianças e os adolescentes são estimulados a desenvolverem consciência crítica e cidadã.

Identidade e participação Cidadã

Com o intuito de contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva, o foco deste projeto está em jovens entre 15 e 24 anos. O intuito é contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva.

Qualificação pessoal e profissional


Neste projeto, os jovens recebem apoio para que tenham boas condições de se inserção no mercado de trabalho.

Na comunidade

Como já dito, o ChildFund Brasil também desenvolve projetos para comunidades superarem o ciclo da pobreza e realizarem ações afirmativas que envolvam toda a família  a longo prazo.

Neste caso, é proposto o desenvolvimento de ações coletivas, visando ao bem-estar de todas as crianças, adolescentes e jovens. Alguns dos projetos elaborados para este objetivo são:

Água pura para crianças


Uma parceria entre o ChildFund Brasil com a P&G, atende nove municípios do Vale do Jequitinhonha. O objetivo é levar soluções para que possam consumir água potável e de qualidade. Para que o projeto aconteça, são distribuídos sachês de purificação que transformam água imprópria para o consumo em água potável.

Avicultura Doméstica


Este projeto é desenvolvido com as famílias e viabiliza a avicultura doméstica em suas casas, possibilitando uma alimentação saudável e sustentável. Desta forma, é possível garantir o desenvolvimento das crianças.

As iniciativas e as frentes de atuação são muitas. Você pode entender melhor cada uma uma delas em nosso Relato de Sustentabilidade.

Quer contribuir para a mudança significativa na realidade das nossas crianças e adolescentes? Então apadrinhe! Saiba mais aqui. Sua atitude pode ser o pontapé inicial para que uma criança ou um adolescente seja protagonista de sua própria história.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM