Organizações parceiras do ChildFund Brasil mostram seu engajamento pelo dia 18 de maio (Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes)

O dia 18 de maio é conhecido internacionalmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ChildFund Brasil promoveu a campanha “Quem não denuncia também violenta”, para lembrar e fortalecer essa data que é tão importante para a proteção das nossas crianças e jovens. Nós temos o objetivo de lutar por todas as crianças que ainda sofrem com essa realidade e acreditamos que a atitude de denunciar não é em vão. Por isso além de trazer essa data à memória, nossa intenção é também conscientizar as pessoas de que a denúncia é uma ferramenta que nós temos para defender nossas crianças e devemos usá-la.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

Compartilhando conosco desse sentimento, as nossas Organizações Sociais Parceiras também “fizeram bonito” lutando por essa causa simultaneamente em suas comunidades.

Veja como cada uma delas se pronunciou nesse contexto.

O Projeto Frente Beneficente para Crianças junto ao grupo REJUDES, fez uma caminhada pela cidade de Chapada do Norte (MG), carregando faixas, muitas delas feitas pelas próprias crianças, conscientizando as pessoas sobre a importância de lembrar e denunciar ações violentas contra crianças e adolescentes.

O grupo REJUDES, na cidade Fortaleza (CE) realizou um debate sobre o tema, numa noite de pizza e filme, que teve o objetivo de incentivar os jovens a irem contra esses abusos, a se posicionarem e a não se calarem.

Além disso, o grupo em parceria com escolas estaduais caminharam juntos pelas ruas em prol desse dia (18 de maio). Vários jovens e adolescentes do projeto levaram faixas e entregaram panfleto para as pessoas para a conscientização da comunidade, na intenção de contribuir na construção de um mundo melhor.

Bônus: Conheça histórias transformadoras de crianças que mudaram de vida com doações e vivencie esse sentimento indescritível da solidariedade

O grupo REJUDES fez também uma homenagem em lembrança ao caso Araceli – criança que foi o motivo pelo qual a data de 18 de maio foi estabelecida nacionalmente como o Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças – montando uma exposição a seu respeito, do seu triste caso que aconteceu há 40 anos, mas que ainda se repete nos dias de hoje.

O Projeto Sou Cidadão também foi pelas ruas e conduziu às crianças e os adolescentes a realizarem uma caminhada educativa, culminância das atividades estudadas em sala, despertando a população de Barbalha (CE), com faixas e muito barulho.

A equipe de voluntários do Projeto Alegria da Criança e Projeto Guadalajara – ambos de Caucaia – CE – visitaram algumas escolas estaduais de sua área de atendimento, e fizeram uma intervenção levando o tema para os alunos e mostrando a eles a importância de lembrar-se dessa data. Os voluntários criaram uma frase de efeito, que funcionou como um slogan para a ação: “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.

Em Missão Velha (CE), o grupo de jovens do JUBISC (Jovens Unidos Buscando a Integração Social e Cultural) da ACOAFA (Associação Comunitária de Assistência à Família) fizeram uma caminhada e panfletagem em função do “18 de maio”, com a participação de Conselheiros Municipais. Também teve participação de alunos da E.E.F.Lourival Dantas Ribeiro que fazem parte da organização junto ao grupo de crianças do AFLATOUN, com a equipe de funcionários da OSP e membros do Conselho de Pais. Essa ação buscou conscientizar sobre os direitos das crianças e adolescentes e a importância de eles não serem violados. Foi apresentado um flash mob que trouxe o tema “liberdade”.

Após essa caminhada o grupo de jovens foi convidado pela Secretaria de Assistência Social para apresentar o flash mob. Em uma Audiência Pública no Evento da Câmara Municipal que na ocasião tratava sobre esse tema de Abuso e Exploração Sexual de Crianças, jovens e adolescentes, e os Direitos da Criança e Adolescentes, com a participação da comunidade e do Promotor do Município.

O projeto Guadalajara em Caucaia (CE), não ficou de fora. A educadora de Informática, Maykelle, realizou com seus alunos uma roda de conversa com o tema “Livre Eu Digo Não à Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes”. O material apresentado teve esse tema como assunto principal e foi explicada a importância dessa data por meio de vídeos e músicas.

A Organização Sorriso da Criança – Presidente Kennedy em Fortaleza (CE),  teve a iniciativa de confeccionar cartazes com as crianças e fazendo rodas de conversa sobre o assunto central do “18 de maio”. A programação envolveu as crianças nesse tema durante todo o mês de maio.

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM