Projeto Direito de Todos e Todas oferece novas perspectivas a jovens do interior cearense

Matéria publicada na revista A Rede apresenta o projeto Direito de Todas e de Todos realizado pela organização parceira do Fundo Cristão para Crianças, ABIP, em Paracuru (CE). Além de realizar a inclusão digital de alunos da rede pública de ensino, o projeto vem trazendo novas perspectivas de atuação profissional à medida que capacita os jovens para o mercado de trabalho.

Veja abaixo um trecho da reportagem que explicita como o projeto é importante para reduzir os problemas da região:

“Marta Damasceno, gestora social do projeto, informa que a Abip tem 395 famílias cadastradas, o que representa um total de 2 mil pessoas. “Aqui temos várias comunidades originárias de assentamentos formados a partir de ocupações de terra”, relata. Apesar de tão pequena, Paracuru já não é mais uma cidade tão pacata, segundo Marta. “O turismo estrangeiro gera a prostituição infantil”, lamenta. Entre as maiores preocupações na cidade, figura o suicídio de adolescentes, fato que a gestora explica como consequência da falta de perspectiva dos jovens. “Eles acabam o ensino médio, e depois?”, indaga. Os cursos universitários estão na capital e são caros. Em uma localidade predominantemente turística como Paracuru, a atividade econômica é limitada, exceção feita à alta temporada de verão, festas de final de ano e carnaval.(…) Fora a atividade pesqueira, restam as ocupações informais, como a dos vendedores ambulantes. “Por isso, nosso projeto de inclusão se volta para jovens na faixa dos 14 aos 29 anos”, explica Marta.”

Leia a reportagem completa, acesse: http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/174-edicao-no-65-dezembro2010/3722-inclusao-em-paracuru

Related Post

LEIA TAMBÉM