O Griasc, Organização Parceira do ChildFund Brasil, promove o 10º Festival de Pipas em Betim –MG, com o tema “Diga não ao cerol”

Segundo o site Uol Educação, numa matéria escrita em 2005 a “Pipa, papagaio, arraia, raia, quadrado, pandorga, apareceram na China, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização, já que sua cor, desenho ou movimento poderia enviar mensagens entre os campos. Da China elas foram para o Japão, para a Índia e depois para a Europa. Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses”.

Soltar pipa é saudável e divertido, mas essa brincadeira não pode se tornar perigosa. Alguns “pipeiros” fazem dessa atividade uma competição, uma batalha de cortes de pipas alheias.

Para isso as linhas das pipas têm que ser envoltas por cerol (mistura de cola com cacos de vidro), e é aí que está o perigo.

Essas linhas têm um poder de corte altíssimo, o que pode causar acidentes graves. Estima-se que 25% dos acidentes com linhas cortantes terminam em morte, segundo notícia do G1.

O PROJETO DE LEI N.º 5.834, DE 2013 “Proíbe a comercialização, importação, uso e fabricação de linhas cortantes industrializadas pela Internet e em todo Território Nacional, obtidas através da combinação entre cola de madeira, óxido de alumínio, silício e quartzo moído, mais conhecida no Brasil como a ‘Linha Chilena’”.

Por esses e outros motivos, o GRIASC (Grupo das Crianças Carentes da Vila São Caetano), organização social parceira do ChildFund Brasil, realizou a 10º Edição do Festival de Pipas, esse ano com o tema “Diga não ao cerol”.

Esse festival foi promovido pelo projeto Casinha de Cultura, que juntamente com a brincadeira de pipa reuniu os participantes para confeccionarem uma colcha cultural de retalhos na qual cada um se expressou a respeito do tema. Além disso, foram produzidos vários fanzines (revista para fãs, sobre ficção científica, música e cinema) e distribuídos juntamente com a exposição da colcha cultural de retalhos.

O objetivo dessa ação foi de conscientizar crianças e adolescentes de que existe diversão em soltar pipas em segurança, sem correr riscos de causar acidentes.

Pessoas de todas as idades foram convidadas a participar desse dia de lazer, para que também houvesse interação entre pessoas de várias idades, visando aproximar diferentes gerações.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM