09/10: Jovens de Barbalha (CE) apresentam a exposição “Olhares em Foco Cariri”

Mostra reúne 66 imagens e, paralelamente, trabalhos autorais dos 22 participantes do projeto

Agora é a vez dos jovens da cidade de Barbalha, na região metropolitana do Ceará, apresentar a exposição “Olhares em Foco Cariri”. A abertura será no próximo dia 09 de outubro, terça-feira, às 18h, na Sala de Exposições do antigo Casarão Hotel, espaço onde hoje está sediada a Secretaria Municipal de Cultura.

O trabalho, que teve duração de três meses, reuniu 22 jovens entre 13 e 19 anos de idade da zona rural e urbana das comunidades de Cirolândia, Bulandeira e Malvina. A exposição conta com 66 trabalhos e revela o olhar de cada participante sobre o Cariri, região onde se localiza Barbalha. Daí o nome da mostra. No entanto, não se trata apenas de meros registros fotográficos que trazem à tona o cotidiano das comunidades em que vivem. Atrás das lentes, jovens questionadores e providos de senso crítico e, como ele mesmos dizem, “não somos jovens carentes”. Numa clara demonstração de que estar em uma condição socioeconômica menos favorecida seja fator determinante para que os mesmos não tenham ou que possam mostrar os seus talentos.

Aprendizado

Para o curador e facilitador da exposição “Olhares em Foco Cariri”, Franklin Lacerda, muito mais importante do que aprender técnicas de fotografia ou clicar situações, lugares e etc., é associar o aprendizado a outros conteúdos. “Posso dizer que a fotografia serviu mais como um pano de fundo para despertar o lado poético e até mesmo para revelar talentos, retratando muitas vezes questões de ética e de comportamento”, afirma, e acrescenta que os jovens passam atualmente por um treinamento para que eles mesmos atuem como monitores da exposição. Na ocasião, os visitantes também poderão conferir uma mostra paralela com trabalhos autorais dos meninos, os quais foram produzidos durante as oficinas.

Por último e não menos importantes, os jovens integram as seguintes organizações parceiras do ChildFund Brasil: Sociedade de Educação e Saúde à Família (Sesfa); Sociedade em Benefício à Família (Sobef); e Sociedade de Apoio à Família (Soafa).

Serviço:
O quê: Exposição “Olhares em Foco Cariri”
Onde: Antigo Casarão Hotel – Secretaria Municipal de Cultura
Endereço: Rua da Matriz, nº 21 – Centro – Barbalha – Ceará
Horário: 18h – entrada gratuita

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM