Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil

Como 12 de junho é o Dia da Erradicação do Trabalho Infantil, aproveitamos o mês para trazer uma série de posts sobre o tema, que é muito urgente e importante.

Bahia, Piauí e Maranhão são os estados que apresentam o número mais alto de crianças trabalhando, cerca de 17 a cada 100, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Leonardo Soares de Oliveira, prevê que antes de 2015 o trabalho infantil será erradicado no país.

“Se considerarmos o número de crianças e adolescentes encontrados em situação de relação de emprego pela auditoria trabalhista, notamos que o número vem caindo, em consonância com o que os números da Pnad demonstram”, disse. “A erradicação deve acontecer antes de 2015. Não é por acaso que o nosso país foi escolhido, de forma unânime, como a sede da 3ª Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil, a ser realizada em 2013”, completou.

O Brasil é um dos países participantes do Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC) desde a sua implementação mundial em 1992 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).  No site do programa, você pode conhecer os projetos desenvolvidos, parceiros e colaboradores, publicação (livro sobre o tema), glossário, normas e uma lista de links, entre outras opções de navegação. 

Related Post

LEIA TAMBÉM