Dados da OIT sobre Trabalho Infantil

A Organização Internacional do Trabalho – OIT divulgou hoje relatório sobre o trabalho infantil no mundo. Só em atividades perigosas, trabalhos prejudiciais à saúde e à integridade física e psicológica da criança, existem mais de 115 milhões de pessoas até 17 anos trabalhando. Isso significa 7% da população mundial nesta faixa etária. Em todas as atividades, segundo a OIT, temos 215 milhões de crianças no mundo trabalhando.

Para ver mais números do relatório da OIT, leia a matéria completa da Agência Brasil. Para acabar com o trabalho perigoso de crianças e adolescentes em todo o mundo, a OIT recomenda medidas com base em três eixos:

  • Assegurar que as crianças frequentem a escola até, pelo menos, a idade mínima permitida para o trabalho.
  • Melhorar as condições sanitárias próximas aos locais onde é realizado o trabalho.
  • Adotar medidas específicas para jovens que tenham entre a idade mínima para trabalhar e 18 anos.

Também devem ser adotadas medidas jurídicas para atuação contra o trabalho infantil perigoso, com a colaboração de empregadores e trabalhadores.

O Fundo Cristão para Crianças, em 2011, participou em Belo Horizonte de dois eventos voltados ao combate do trabalho infantil. A TV Alterosa realizou reportagem na Rua de Lazer que aconteceu no dia 09 de junho e traz também uma abordagem sobre o projeto Jovem Aprendiz, uma forma legal de contratar e inserir os jovens de 16 a 18 anos no mercado de trabalho.

Related Post

LEIA TAMBÉM