O que é o comportamento pró-social e como ele pode ser aprendido

Você já ouviu falar sobre o comportamento pró-social? Trata-se de todos aqueles comportamentos destinados a ajudar outras pessoas. Essas ações são caracterizadas por uma preocupação e empatia em relação aos direitos, sentimentos e bem-estar do próximo.

O comportamento pró-social inclui uma ampla gama de ações, como ajudar, compartilhar, confortar e cooperar. De uma forma geral, pode ser resumido em ações que podem ser traduzidas em ajuda física, apoio verbal, escuta e todos aqueles comportamentos destinados a beneficiar a outra pessoa que tenham como base motivações altruístas ou mistas.

O comportamento pró-social na infância

Na infância, estimular esse tipo de comportamento traz inúmeros benefícios, auxiliando nas habilidades de interação, sociabilidade com outras crianças e níveis mais baixos de transtornos de comportamento na escola.

Esses hábitos interpessoais, se bem desenvolvidos, auxiliam a longo prazo e na vida adulta de um indivíduo.

No entanto, trata-se de um desenvolvimento complexo, pois as crianças precisam equilibrar suas próprias necessidades e interesses com o desenvolvimento de vínculos sociais.

Algumas crianças são bastante naturais no processo interpessoal, enquanto outras precisam de mais orientação das relações dentro do ambiente social. No contexto das interações do dia-a-dia, os pais podem oferecer o desafio e o apoio para facilitar o desenvolvimento dessas habilidades interpessoais essenciais.

A escola também é essencial nesse sentido, pois é onde a criança passa a conviver com seus pares e a enxergar o mundo fora de sua casa.

Na escola

As escolas oferecem às crianças oportunidades contínuas de desenvolvimento de habilidades pró-sociais por meio de interações com os colegas. Essas oportunidades podem ser informais, ocorrendo no contexto de amizades, interações de grupos de pares e brincadeiras; também podem ocorrer dentro do contexto de instrução formal, como atividades de aprendizagem cooperativa e colaborativa.

Os relacionamentos e interações positivas com professores também podem resultar em alunos aprendendo e adotando valores positivos para o comportamento pró-social em sala de aula.

Além disso, o comportamento pró-social auxilia no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, já que promove maior inteligência emocional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Tipos

Embora o comportamento pró-social seja frequentemente apresentado como algo uniforme, podem haver diferentes tipos:

Proativo: São ações pró-sociais que servem a propósitos de benefício próprio.

Reativo: São ações que são executadas em resposta às necessidades individuais.

Altruísta: Inclui ações destinadas a ajudar os outros sem nenhuma expectativa de ganho pessoal.

Como ser pró-social na vida adulta

Há cinco pontos-chave:

  • Observe o que está acontecendo
  • Interprete o evento como uma emergência
  • Experimente sentimentos de responsabilidade
  • Acredite ter as habilidades para ajudar
  • Faça uma escolha consciente para oferecer assistência

Outros fatores que podem ajudar as pessoas a superararem o efeito espectador incluem ter um relacionamento pessoal com o indivíduo necessitado, ter as habilidades e conhecimentos para prestar assistência e ter empatia pelos necessitados.

O comportamento pró-social pode ser uma força benéfica para indivíduos, comunidades e sociedades. Embora existam muitos fatores que contribuam para as ações de ajuda, há coisas que você pode fazer para melhorar as ações pró-sociais em si mesmo e nos outros:

Desenvolva suas habilidades: Uma razão pela qual as pessoas não ajudam é que elas sentem que realmente não têm as habilidades necessárias para ajudar. Você pode superar isso desenvolvendo habilidades que sejam úteis de alguma forma para o seu meio.

exemplos: Se você é pai ou mãe, dê um bom exemplo para seus filhos, deixando-os observar o seu desenvolvimento em ações úteis. Mesmo que você não tenha filhos, comportamentos pró-sociais podem ajudar a inspirar outras pessoas a agir. Seja voluntário em sua comunidade ou procure outras maneiras de ajudar as pessoas.

Elogie atos de bondade: Quando você vir crianças (ou até mesmo adultos) fazendo coisas gentis para os outros, deixe essas pessoas saber que você aprecia isso.

Conheça o ChildFund Brasil

Desde 1966 no Brasil, o ChildFund Brasil é uma organização que elabora e monitora programas e projetos sociais para apoiar no desenvolvimento de crianças, para que vivam com mais dignidade, o que só é possível de realizar com o apoio dos padrinhos e madrinhas, que criam essa relação de afeto com milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil.

Ao contribuir com a causa, você auxilia no desenvolvimento do seu comportamento pró-social, assim como nos ajuda a manter nosso trabalho com crianças ao redor de distintas comunidades no Brasil,  contribuindo com projetos que estimulam o comportamento pró-social delas.

Ao contribuir com o ChildFund Brasil, você se torna responsável pela transformação social de milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade.

Saiba mais!

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM