Água potável: um direito de todos ainda distante de muitos

Se você sentir sede agora talvez não seja tão difícil resolver essa situação. Possivelmente, você tenha um bebedouro ou condição de comprar garrafas com água para saciar a sede, seja em casa, na rua ou no escritório. Simples, não? Para você, pode até ser, mas para um bilhão de pessoas no mundo não é assim que funciona. Essa é a estimativa de cidadãos que sofrem com a falta recorrente de água potável no planeta.

Por aqui no Brasil, o “privilégio” de acesso a água potável não chegou para 17% da população. E a falta dela impacta no desenvolvimento dessas comunidades, a exemplo de crianças que, em contato com a água que não é própria para o consumo, expõe a doenças e podem levá-las até à morte.

shutterstock_329935961

Para um desafio dessa proporção, uma iniciativa têm prometido reverter o triste quadro: “Água Pura para Crianças”. Nessa ação, a gigante mundial do setor da indústria, P&G, desenvolveu uma tecnologia social de baixo custo. Trata-se de um sachê de 4 gramas que, ao ser dissolvido em 10 litros de água contaminada, transforma em 10 litros de água potável. Só para se ter uma ideia, ao redor do mundo essa iniciativa já entregou mais de 7,8 bilhões de litros de água purificada.

No Brasil, o programa “Água Pura para Crianças” tem sido possível de chegar às mãos de quem mais precisa graças ao apoio do ChildFund Brasil, que faz a distribuição dos sachês e orienta as famílias locais, bem como os multiplicadores sociais da região, para conscientizá-las quanto à importância do consumo de água potável.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança.

A experiência inicial no país ocorreu no Vale do Jequitinhonha, local onde 30% da população vive abaixo da linha da pobreza e que amarga a falta de água potável. Na região, é comum o contato de animais com a água de lagos e rios, o que a torna imprópria para o consumo. Como na maioria das localidades, essa se torna a única fonte de acesso à água, favorecendo o surgimento de doenças que impactam mais fortemente as crianças, período em que o organismo ainda está em desenvolvimento.

Esse trabalho do ChildFund Brasil é possível graças ao apoio de colaboradores — pessoais iguais a você — que acreditam e investem no trabalho, ampliando as possibilidades de essa ação impactar mais e mais pessoas que necessitam de condições mínimas para sobrevivência (como o acesso à água). Você pode fazer sua parte de um modo muito simples e de maneira imediata: torne-se um doador e ajude a transformar comunidades em risco social que não tiveram a mesma oportunidade que maioria de nós.

Clique nessa frase que ela mostrará a você oportunidades incríveis para você tomar uma atitude em favor de quem mais precisa.

 

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM