6 Tecnologias Sociais capazes de transformar comunidades em risco social

Você já deve ter lido aqui no blog o post que apresenta o que são Tecnologias Sociais (TS), certo? Caso não, dê um pulinho nesse link que você entenderá melhor sobre o assunto. Em linhas gerais, elas se qualificam como produtos, métodos, processos ou técnicas que podem ser utilizados para resolver desafios sociais, como aqueles que vemos por aí em nosso país: falta de saneamento básico, privação do acesso à água potável entre outros.

Para você entender melhor como ocorre na prática a implantação de Tecnologias Sociais, nós selecionamos 6 modelos incríveis que são executados pelo ChildFund Brasil, que atua no país desde a década 1960 e tem ampla experiência no assunto. Veja só:

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

#1 Casinha de Cultura: essa frente visa desenvolver a identidade cultural de crianças, adolescentes e jovens. Para que isso ocorra, envolve todos eles nos aspectos culturais da realidade que vivem. Um dos resultados mais importantes dessa ação é criar ou mesmo fortalecer o orgulho de sua origem.

#2 Animador Comunitário: capacita pais, mães e jovens para atuar voluntariamente em suas comunidades para maximizar o potencial de liderança destes no contexto em que estão inseridos. Uma das estratégias é que eles dedicam a ajudar outras famílias, tornando-se agentes de transformação à medida que contribuem para a construção de uma comunidade melhor para se viver.

_DSC0068
#3 Aflatoun e Aflateen: essa tecnologia social atua na educação social financeira, ajudando os participantes a pensarem de forma crítica sobre direitos e deveres. Assim, os capacita para que possam fazer um bom uso dos recursos financeiros que têm à disposição. Uma das estratégias, por exemplo, é fornecer instrumentos de poupança, modelos de orçamentos e participação em empreendimentos. O Aflatoun é indicado a crianças de 6 a 14 anos. O Aflateen para jovens de 15 a 18 anos.


#4 Gold+: também voltada para a educação social financeira, essa tecnologia social visa fortalecer ações para melhorias locais e de desenvolvimento da comunidade, buscando soluções para superar a pobreza por meio da solidariedade, trocas de experiências e mobilização social. É comum nesse trabalho, por exemplo, surgirem incentivos para poupar recursos de forma coletiva e a realização de pequenos empréstimos a partir dessas poupanças.


#5 Olhares em foco: utilizando a fotografia participativa como instrumento de debate e reflexão sobre as problemáticas comunitárias, essa ação fomenta nos jovens o protagonismo em prol do bem-estar coletivo. Pelo registro das imagens, eles debatem sobre direitos, aspectos da cidadania e a identidade cultural dos contextos em que vivem.

#6 Luta pela Paz: essa tecnologia social é focada em adolescentes e jovens que vivem em situação de risco social. Atuando em cinco pilares (boxe e artes marciais, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil), possibilita o desenvolvimento pessoal destes.

Gostou? Se ficou com alguma dúvida sobre como funcionam as Tecnologias Sociais na prática, deixe aqui nos comentários que vamos responder a você. Ah, tem um link que traz todas as Tecnologias Sociais do ChildFund Brasil. Não deixe de visitar também.

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM