Protocolo da Embrapa sobre o projeto Vigilantes da Água

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – publicou um protocolo de sobre o projeto Vigilantes da Água. O projeto é realizado pelo ChildFund Brasil em parceria com a Universidade de Auburn, do Alabama, Estados Unidos. O documento considera a metodologia utilizada no programa como inovadora, além de atestar a qualidade do projeto.

Desde 2000, o Vigilantes da Água capacita voluntários para monitorarem a qualidade da água nas comunidades atendidas. O projeto beneficia o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e alguns municípios do Ceará.

A análise da água é realizada através de um kit ou pequeno laboratório de análises simplificado que permite determinar de forma rápida e segura a qualidade da água. Para aprender a utizá-lo não é preciso que o voluntário tenha um conhecimento técnico específico, pois os kits foram pensados para pessoas que vivem no campo e que não têm acesso a muito estudo.

Nas localidades beneficiadas pelo projeto, aproximadamente 70% da população não conta com serviços de abastecimento de água tratada por meio de redes. Estabelece-se assim, um sistema de alerta nas comunidades informando possíveis problemas de contaminação de água e os riscos de seu consumo pela população.

Protocolo do Plano de Garantia de Qualidade dos Dados para o Monitoramento Bacteriológico

View more documents from ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Related Post

LEIA TAMBÉM