Jovens do projeto “Olhares em Foco” conhecem estúdio fotográfico

Participantes aprenderam mais sobre fotografia e as várias possibilidades de atuação no mercado, além das orientações e palavras de incentivo do padrinho Waguiner Santos. 

Por alguns instantes, resolvemos mudar uma velha máxima da publicidade: “não basta ser padrinho, tem que participar”. Brincadeiras à parte, os jovens e adolescentes do projeto “Olhares em Foco”, do bairro Conjunto Paulo VI, tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, como funciona um estúdio fotográfico. O convite partiu do fotógrafo e sócio do Centro Fotográfico, Waguiner Santos, que também é padrinho de três crianças no Vale do Jequitinhonha.

Waguiner aproveitou o momento para contar aos meninos um pouco da própria vida, cuja história e origem são semelhantes a dos integrantes do projeto e de tantos outros jovens brasileiros. A intenção foi incentivar e mostrar a garotada que, assim como ele, todos podem vencer. “Comecem a pensar a fotografia como uma profissão e, tão importante quanto exercer o ofício, o trabalho também é uma forma de ver o mundo”, disse.

Atentos às explicações, eles aproveitaram ao máximo a visita para conhecer os vários processos que envolvem a fotografia. Conheceram como se dá a produção de uma foto em película até a finalização da imagem no estúdio. Para eles uma novidade e tanto, já que estamos em plena era digital. Ou seja, fotos em papel só mesmo para aqueles que não abrem mão do bom e velho álbum.

Além das questões técnicas, o anfitrião falou das inúmeras possibilidades que o mercado de trabalho oferece aos profissionais e citou algumas áreas em que o fotógrafo pode atuar. Entre os exemplos, como fotojornalista, especialista em natureza, cobertura fotográfica em eventos e festas de casamento, entre outras.

Na ocasião, aprenderam ainda sobre os materiais utilizados, tamanho das imagens, e onde as fotos podem ser impressas, como por exemplo, em tecidos e em vários formatos de papel, como são feitas as correções e até mesmo o uso do photoshop, recurso não utilizado pelos profissionais do Centro. E, como contou a facilitadora Aline Guerra, “todos ficaram encantados com o leque de possibilidades mostrado pelo padrinho Waguiner”, finaliza.

Confira algumas fotos:

Waguiner com os jovens do Olhares em Foco do Conjunto Paulo VI no Centro Fotográfico

Waguiner passa para os alunos do projeto algumas dicas de impressão

Com muito carinho e atenção, Waguiner que também é padrinho de uma criança no ChildFund Brasil ensina tudo sobre fotografia

 

   Jovens do Olhares em Foco, Aline Guerra (facilitadora do projeto), Waguiner Santos e um colaborador do Centro Fotográfico

Related Post

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM