Projeto Sustentabilidade do Lar | PROCAJ Diamantina

O projeto denominado “MEU CERRADO” que se enquadra no modelo de Projetos Sociais – Sustentabilidade do Lar do ChildFund Brasil, fomenta o apoio às potencialidades de grupos produtivos da área rural (agricultores familiares atendidos pela organização social parceira Projeto Caminhando Juntos – PROCAJ em Diamantina – MG.)

O Procaj implantou vários pomares e hortas comunitárias em áreas rurais, mais especificamente no domínio do Cerrado. Uma das atividades do projeto é a produção de limão Tahiti, mexerica Pockan e goiaba Pedro Sato, na comunidade rural de Mundel, que fica cerca de 120km de Diamantina.

Este projeto foi implantado em 2010 e é praticado de modo coletivo, com apoio técnico de estagiários do 9º período do curso de Agronomia da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e extensionistas da EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.

A equipe técnica de programas sociais do PROCAJ sistematicamente realiza técnicas metodológicas de gestão e monitoramento do projeto. O retro-objetivo é o protagonismo da população atendida com foco na permanência das famílias em suas comunidades de origem de forma digna e cidadã. Além disso, o aporte para o manejo técnico correto através dos parceiros potenciais, a valorização da sabedoria do agricultores familiares e a promoção da SAN – Segurança Alimentar e Nutricional.

Com apoio dos estagiários do 9º período do curso de Nutrição, também da UFVJM, foi incentivado o consumo regular da produção pelas famílias envolvidas no projeto e população da comunidade rural atendida, bem como e o escoamento dos frutos excedentes para o consumo da população de Diamantina.

Atualmente conseguimos estender o escoamento para o Ceasa da cidade de Curvelo – Minas Gerais.

Durante as oficinas de capacitação, os agricultores familiares são preparados para construção simplificada de um Plano de Negócios que lhes viabilize a sustentabilidade econômica do projeto para aquisição de outras necessidades básicas de suas famílias e os insumos necessários a continuidade sustentável do projeto.

O PROCAJ e ChildFund Brasil se orgulham dos trabalhos realizados juntos às famílias da área rural.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM