Representantes do ChildFund Brasil participaram da Reunião Internacional da Aflatoun, para um Futuro Sustentável em Haia – Holanda

aflatounNos dias 2,3 e 4 de novembro, Gerson Pacheco (Diretor Nacional do  ChildFund Brasil) e  Thiago Machado (Gerente de Desenvolvimento Social) representaram o ChildFund Brasil na  Reunião Internacional da Aflatoun para um Futuro Sustentável, em Haia – Holanda. O objetivo da Reunião foi debater como a educação social e financeira está contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e proporcionar um momento para que os parceiros e apoiadores da Aflatoun compartilhassem suas experiências e lições aprendidas com a implementação da metodologia em todo o mundo.

A conferência foi aberta com um vídeo de boas vindas de alunos da Aflatoun em todo o mundo. O fundador da organização, Jeroo Billimoria, fez também um discurso inspirador para marcar o 10º aniversário da organização.

Especialistas, funcionários e organizações compartilharam suas ideias sobre como a educação social e financeira podem contribuir para um futuro sustentável, e a voz dos mais jovens não foi deixada de lado e também foi ouvida. O ativista juvenil Luvuyo Mandela organizou um painel sobre como capacitar crianças e jovens.

Nesse mesmo evento foi lançado o novo currículo de construção de paz da Aflatoun, um programa de promoção da paz e desenvolvimento comunitário que foi concebido em parceria com a organização síria Mobaderoon. A primeira cópia oficial do manual de consolidação da paz foi entregue ao seu fundador que leu uma mensagem de paz e esperança dos alunos de volta na Síria.

Posteriormente, Roeland Monasch, CEO da Aflatoun International, apresentou a Nova Estratégia (2016-2020) a todos os seus parceiros. A meta da Aflatoun é alcançar 20 milhões de crianças e jovens até 2020.

Realizaram-se várias sessões sobre modelos para o emprego e o empreendedorismo juvenil, a aprendizagem digital como um acelerador, a educação infantil para um futuro sustentável, a capacitação dos adolescentes e muitos outros.

Foi um tempo de aprendizado, reflexão, troca de experiências e crescimento para reforçar os mecanismos que já são colocados em prática, além de considerar novas possibilidades para que mais crianças e adolescentes sejam conscientes das suas capacidades e tenham meios de se tornarem adultos bem instruídos socialmente e financeiramente.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM