Projeto Melhor de Mim já colhe frutos

O ChildFund Brasil já colhe os frutos de uma incrível mudança na vida de centenas de crianças através das ações do projeto Melhor de Mim. Com cerca de 500 crianças participando, em 4 cidades da região do Vale do Jequitinhonha – MG (Comercinho, Minas Novas, Veredinha e Jequitinhonha), cerca de 88% já deixaram o trabalho desde o início do projeto.

Só temos motivos para festejar este real impacto na vida dessas crianças e suas famílias. Confira os números:

CRIANÇAS ATENDIDAS

Organização Social Parceira
Número de crianças atendidas
ADECAVE
100
AMPLIAR
150
ARAIC
100
CONACREJE
150
TOTAL
500

 

Retirada do Trabalho Infantil desde o início do Projeto

Dados retirados do Pentaho

Média: 88% 

Organização Social Parceira
Média (%)
ADECAVE
95
AMPLIAR
91
ARAIC
74
CONACREJE
92

Sobre o projeto Melhor de Mim:
Parceiros desde 2012, ChildFund Brasil e Fundação Telefônica Vivo atuam em quatro cidades do Vale do Jequitinhonha (MG) na conscientização, prevenção e combate ao trabalho infantojuvenil. Por meio da assistência direta (oficinas no contraturno da escola, acompanhamento escolar, educação sociofinanceira e encaminhamento para outros serviços do município). As famílias também participam do projeto, em atividades que estimulam a geração de renda sustentável para adultos e a conscientização sobre a necessidade de manter as crianças na escola.

As metodologias escolhidas para a execução desse projeto foram:

• Aflatoun – Metodologia que ensina as crianças a serem agentes de mudanças para o seu próprio desenvolvimento, através de atividades de educação financeira.
• ECOAR – Metodologia utilizada com os pais, que discute temas ligados à criança, ao adolescente e ao trabalho infantil no âmbito da escola ou do trabalho com as famílias. Propõe para os adultos atividades que estimulem a geração de renda sustentável e a conscientização sobre a necessidade de manter as crianças na escola.
• Gol.d – Consiste na associação informal de 10 a 20 pessoas de uma mesma região, na maioria mulheres empobrecidas, onde todos se ajudam e consequentemente melhoram suas condições de vida, afastando-se da linha da pobreza.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, o Brasil tinha cerca de 3,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, das quais 1,5 milhão estavam concentradas nos estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM