Fórum Regional Recursos Hídricos ”PROTEJA AS NASCENTES” acontece em MEDINA-MG e traz bons resultados

No final de março, aconteceu na cidade de Medina – MG, o Fórum Regional Recursos Hídricos “Proteja as Nascentes”. As organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil: ASCAI, ASCOMED, ARAIC e CONACREJE, todas do Baixo Vale do Jequitinhonha foram as realizadoras, e contaram com o apoio do Centro de Convivência Arco-íris de Medina.

rehi2

O Fórum abordou discussões sobre os recursos hídricos, bem como a realidade da falta de água vivenciada pelas famílias no Vale e como é preservado este bem tão precioso para nossa sobrevivência. Na ocasião o ChildFund Brasil apresentou seus projetos de sucesso, como o Projeto Água Pura para Crianças, em parceria com a P&G.

rehi6 rehi4

Um fator muito defendido durante o evento foi à necessidade de se ter a criação de Leis Municipais para ajudar os conselhos, departamentos e organizações a atuarem melhor na causa dos recursos hídricos. Com a divisão dos grupos temáticos foram levantadas algumas propostas, tais como: formação para pequenos e grandes proprietários de terra para proteger as nascentes, construção de um plano emergencial de enfrentamento à seca, capacitação de professores para trabalhar a questão ambiental de forma inovadora nas escolas, capacitação sobre a importância de registro das bacias, criação de Lei Municipal, construção de carta de compromisso no Fórum Regional.

rehi3

Após o almoço, houve a apresentação do Grupo de Teatro Meninos do Vale, com a peça: “Zika aqui não”. Em seguida, foi realizada a plenária no qual cada relator e articulador explanaram suas propostas. Depois foi criado o Comitê das Águas, com o objetivo de dar seguimento às propostas levantadas no Fórum.

rehi1

No final, foi criada, lida e aprovada a CARTA ABERTA DO FÓRUM, que encaminharemos ao Deputado Jean Freire, integrante da Comissão das Águas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, visando efetivar as demandas construídas no documento. Esta carta também será um instrumento de reivindicação das organizações e participantes do Fórum, que poderão apresentá-la aos seus prefeitos e vereadores.

rehi5

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM