Exposição fotográfica em Caucaia

Na última segunda-feira, dia 21, aconteceu em Caucaia, no Ceará, a 1ª Exposição Fotográfica Olhar Evolutivo. As fotografias são resultados do projeto itinerante Olhares em Foco, que já passou também por Minas Gerais. O projeto é uma iniciativa do Fundo Cristão para Crianças dentro do programa Jovens Capacitados e Participativos, dentro do modelo de projeto Identidade e Cultura Cidadã.

Em Caucaia, o projeto aconteceu em parceria com a organização Projeto Alegria das Crianças e foi totalmente financiado pelo padrinho de uma das crianças atendidas na organização. Ana Nadla é afilhada do sueco Daniel Bryngler, que todos os anos reúne os amigos para a Festa do Brasil quando arrecada recursos para financiar um projeto na organização onde Nadla é atendida, na comunidade de Jurema, município de Caucaia/CE. Este ano, o projeto patrocinado por Daniel foi o Olhares em Foco, que já havia acontecido com recursos do ChildFund Brasil em comunidades do Vale do Jequitinhonha e em Belo Horizonte. 

Exposição faz sucesso em Caucaia e segue para Fortaleza

A mostra do dia 21/11 contou com a presença e atenção do público, que pôde observar 60 imagens que representam o olhar cotidiano de crianças e jovens da comunidade da Jurema, todos com idade entre 12 e 18 anos. A exposição é o resultado de um trabalho que durou cinco meses e demonstra a realidade dos fotógrafos.

Exposição de fotos representando a realidade dos autores

Nas fotografias, momentos familiares, brincadeiras das crianças, registros da comunidade, auto-retratos e outras imagens que mostram a realidade local dos participantes. O facilitador Marcos Domingos discursou na abertura do projeto. “Foi um trabalho além de arte e educação. Foi o despertar de olhar crítico, de protagonismo, de olhar externo“, ressaltou.

Dona Inácia, mãe de Mikaelly, uma das autoras das fotografias, comenta sobre a exposição e ansia por um futuro melhor. “É um retrato da nossa realidade, um aviso de alerta. Espero que futuramente estejamos diferentes“, frisa.

O sucesso foi tanto que as obras seguem para serem expostas em Fortaleza entre os dias e 8 e 11 de Dezembro no Espaço MIX, no Centro Cultural Dragão do Mar. Prestigie e divulgue!

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM