Estratégia programática Fundo Cristão para Crianças

Após realizar uma profunda análise sobre a situação da pobreza infantil no Brasil, o Fundo Cristão para Crianças traçou uma estratégia programática para ser colocada em prática entre 2010 e 2015, com a finalidade de desenvolver programas e projetos sociais que apoiem a redução das situações de privação, exclusão, vulnerabilidade e violação de direitos das crianças.

Programas

1) Famílias e Organizações Protetoras e Integradas para o Desenvolvimento
O programa tem por objetivo promover a participação conjunta de crianças, famílias e as organizações parceiras para a elaboração, implantação e acompanhamento de projetos sociais com foco no futuro desejado pela comunidade. O programa pretende prevenir a violência doméstica, atenuar os conflitos dentro da família e das comunidades, garantir a subsistência das famílias e promover a participação autêntica no desenvolvimento comunitário e regional.

2) Infância Saudável e Segura
A primeira infância (de 0 a 6 anos) é considerada a fase de desenvolvimento mais importante da vida de um indivíduo. Através deste programa, são desenvolvidos projetos que atendam às questões específicas relacionadas à primeira infância, que tratam temas como: sobrevivência, desenvolvimento, proteção e cumprimento dos direitos humanos de cada criança. A atenção integral nessa faixa etária influencia o desempenho escolar e o desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima, fatores importantes para a vida adulta e em sociedade.

3) Crianças Educadas e Confiantes
Toda criança deve crescer com segurança e confiança, para que tenha condições de desenvolver seu pleno potencial. Através deste programa o Fundo Cristão somará esforços junto às escolas locais para fortalecer a inclusão e a educação de boa qualidade. É um programa que atuará com o propósito de reduzir os índices de violência na escola, taxa de repetência, abandono escolar e do baixo desempenho na aprendizagem, problemas esses que elevam a exposição aos riscos sociais, aumentando o contexto de exclusão social e de vulnerabilidade de milhares de crianças.

4) Jovens Capacitados e Participativos
A proposta deste programa é fortalecer a identidade do jovem, promover a qualificação pessoal, profissional e a participação dos jovens na vida social baseada em uma cultura cidadã no ambiente familiar e comunitário. A inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares proporcionam uma estratégia eficiente de enfrentamento à violência contra os jovens e promove um ambiente de oportunidades para que o jovem construa uma Visão para o Futuro.

5) Sociedade comprometida com os Direitos das Crianças
Este programa tem por objetivo buscar o engajamento de todos para garantir que os direitos das crianças sejam cumpridos, respeitados e protegidos. Através do envolvimento e mobilização das competências municipais, da sociedade em prol da defesa dos direitos à Educação, Participação e Proteção e das organizações juvenis com a finalidade de influenciar as políticas públicas nacionais.

Related Post

LEIA TAMBÉM