ChildFund Brasil realiza evento sobre ESG e parceria com ADM é anunciada

Para debater sobre conceitos, boas práticas e como as empresas estão gerando impacto social positivo, o ChildFund Brasil, com apoio institucional da ADM, via programa de investimento socioambiental corporativo da empresa – ADM Cares, BH Press, Fundação Dom Cabral, IBEF-MG e Localiza, realizou a segunda edição do evento “Melhores Práticas ESG das Empresas Brasileiras”, na Fundação Dom Cabral (FDC), em Belo Horizonte (MG). 

Após a acolhida feita pelo diretor de programas abertos da Fundação Dom Cabral, Roberto Sagot, Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, e o empresário Henrique Paim, vice-presidente do IBEF-MG (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais), falaram sobre os trabalhos do ChildFund Brasil e introduziram o tema para os participantes. “As organizações sem fins lucrativos podem potencializar seu impacto positivo, demonstrar liderança ética e atrair apoio contínuo para suas causas nobres com os princípios do ESG. Esse evento é uma forma de fortalecer cada vez mais a importância do tema dentro das organizações”, comenta Cunha. 

 

 

0 – Evento ESG (12)

 

 

Mauricio Cunha e Henrique Paim falaram das iniciativas do ChildFund Brasil, que alcançou mais de 150 mil pessoas em 2023. Foto: Carlos Olimpia

 

 

Na sequência, Carlos Braga, professor Associado da Fundação Dom Cabral e que atua nas áreas de finanças, ESG e Governança Corporativa fez uma masterclass sobre ESG. “O convite do ChildFund para tratar nesta palestra do tema Governança Corporativa das Organizações Sociais sinaliza que o tema é de extrema importância para a gestão sustentável destas organizações. A Governança Corporativa deve ser estruturada para a atração de capital filantrópico de forma a garantir a chegada dos recursos na ponta com as devidas métricas de controle e performance demandada por seus doadores”, afirma. Em sua apresentação, abordou o Relato de Sustentabilidade do ChildFund Brasil como exemplo de boas práticas de ESG no Terceiro Setor.

 

 

 

0 – Evento ESG (13)

 

Carlos Braga aborda o Relato de Sustentabilidade do ChildFund Brasil como case de narrativa ESG. Foto: Carlos Olimpia

 

 

 

A diretora do Instituto Localiza, Alessandra Peixoto, e Caroline Horth, especialista de sustentabilidade da ADM e líder regional ADM Cares apresentaram de que maneira as empresas Localiza e Archer Daniels Midland estão realizando suas práticas ESG com o Terceiro Setor,  abordando o ESG na prática em alinhamento à estratégia corporativa. “Criado em 2021 para impulsionar a mobilidade social de jovens em situação de vulnerabilidade, o Instituto Localiza atua como agente catalisador, unindo pessoas e organizações em prol da transformação social. Acreditamos que o nosso apoio aos projetos liderados por organizações sociais em todo o país, viabiliza o acesso à educação e fomenta o potencial empreendedor da juventude nas comunidades onde a Localiza está presente. Ao longo dos últimos três anos, contabilizamos mais de 90 projetos de capacitação técnica e inclusão produtiva em parceria com organizações sociais apoiados em todo o país, impactando mais 31 mil pessoas, que puderam trilhar novos horizontes, incluindo quase 3.500 jovens que encontraram uma oportunidade de trabalho e renda”, afirma Alessandra Peixoto, diretora do Instituto Localiza. Em 2023, o ChildFund Brasil e o Instituto Localiza realizaram o projeto Rejudes Empreendedora. Acesse o material do projeto aqui.

 

 

0 – Evento ESG (16)

 

 

Alessandra Peixoto, diretora do Instituto Localiza, destacou que o foco das iniciativas de responsabilidade social devem estar alinhadas com o negócio da empresa. Foto: Carlos Olimpia

 

 

“A integração efetiva do ESG na prática empresarial é essencial para alinhar nossas estratégias corporativas com os valores tão importantes para a sociedade. Ao direcionar nosso apoio e estabelecer parcerias estratégicas com instituições como a ChildFund, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Essas colaborações não apenas enriquecem nossas iniciativas, mas também fortalecem nossa capacidade de criar impactos positivos significativos na sociedade,” complementa Caroline Hoth.

 

0 – Evento ESG (17)

 

 

Caroline Hoth também fez um anúncio em primeira mão no evento. Confira mais detalhes abaixo. Foto: Carlos Olimpia.

 

 

 

 

Fechando as apresentações, a jornalista e mestre em Comunicação, Dulcemar da Costa, cofundadora da BH Press, agência de comunicação com quase 30 anos de mercado, abordou em sua palestra “Como comunicar o ESG’, com . “Falar sobre ESG, tanto para dentro da organização quanto para fora, requer estratégias que levem em conta a geração de valor para o negócio e para as partes interessadas, a coerência entre o que se diz e o que se faz e a linguagem que cada um entende. É assim que vamos somar forças em torno das práticas ESG para atingir os objetivos esperados, passando bem longe do chamado greenwashing, isto é, narrativas lindas no discurso, mas que não se sustentam na prática”, resume Dulcemar.

 

 

0 – Evento ESG (18)

 

 

Dulcemar da Costa também exibiu os modelos de relatos de sustentabilidade disponíveis no mercado que as empresas e organizações podem publicar. Foto: Carlos Olimpia.

 

 

 

Parceria entre ChildFund Brasil e Archer Daniels Midland foi anunciada em primeira mão

Durante a sua fala, Caroline Hoth anunciou em primeira mão o projeto que será realizado no estado do Maranhão, nos municípios de Balsas e Porto Franco, alcançando um público direto de 1.200 crianças e adolescentes, 3.600 pais, mães e cuidadores e 40 professores, totalizando 4.840 pessoas. As metas do projeto estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente a meta 2.2 relacionada ao combate à desnutrição e a meta 13.3 que visa à conscientização para a mitigação dos impactos da mudança do clima.

Para a ADM, essa iniciativa é de extrema importância diante do contexto nacional, onde, de acordo com o IBGE, mais de 20 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil, e destaca a importância de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e promover a resiliência dessas comunidades frente aos desafios climáticos e socioeconômicos. “Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que tenham um impacto positivo nas comunidades, especialmente aquelas que enfrentam desafios climáticos e socioeconômicos significativos. Acreditamos que melhorar a qualidade de vida e promover a resiliência dessas comunidades não só beneficia diretamente os indivíduos envolvidos, mas também contribui para um futuro mais sustentável e equitativo para todos”, explica Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil. Para o ChildFund Brasil, esta parceria reforça a sua vocação de fortalecer o pilar S do ESG para as empresas e é uma oportunidade de expandir a sua atuação em um novo estado brasileiro. “Associarmo-nos a uma grande empresa, como a ADM, nos dá mais credibilidade para assumir novos projetos em conjunto com a iniciativa privada. Assim, unimos esforços para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade das regiões onde as ações serão realizadas”, afirma Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

 

 

ChildFund_Brasil_ADM

 

 

Caroline Hoth, Mauricio Cunha e Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM. Foto: Carlos Olimpia.

 

 

 

 

O projeto se desdobra em diversos sub-eixos de trabalho, incluindo o mapeamento socioeconômico dos municípios para identificar áreas de maior vulnerabilidade, capacitações sobre alterações do clima para professores, estudantes e famílias, produção de material didático-educativo, construção de estruturas escolares sustentáveis, como áreas de sombra (espaços verdes) e biohortas, entre outras atividades.

Durante a realização do projeto, estão previstas ações como a articulação com as Secretarias de Educação para o desenvolvimento das atividades em conjunto com as escolas, a realização de capacitações e distribuição de materiais educativos, o planejamento e construção de espaços verdes e biohortas nas escolas, além da promoção de eventos de conscientização ambiental. O tempo estimado para a execução do projeto é até fevereiro de 2026.

 

O evento foi um sucesso!

 

0 – Evento ESG (10)

 

 

 

 

 

 

Agradecemos a todas as pessoas presentes no evento e até a próxima! Continue acompanhando nossos canais para mais informações sobre nossas iniciativas

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM