Água para a Vida: um programa socioambiental que ameniza o problema da escassez de água de muitas famílias no semiárido brasileiro.

Desenvolvido pelo Fundo Cristão para Crianças e sua rede de organizações parceiras, desde 2001, o Programa Água para a Vida atende famílias que enfrentam dificuldades de acesso a uma fonte de água sustentável, com quantidade e qualidade satisfatórias para o consumo humano, em comunidades rurais da região semiárida de Minas Gerais, Ceará e Pernambuco. A escassez desse recurso faz com que as pessoas utilizem qualquer tipo de água encontrada ao seu alcance, ainda que desconheçam sua qualidade, aumentando, assim, os riscos de contraírem doenças graves.

O Programa Água para a Vida visa melhorar o abastecimento de água para as famílias por meio do aproveitamento da água de chuva, tanto para consumo humano quanto para a produção irrigada de alimentos. Para tanto, são desenvolvidos os seguintes projetos:

Cisternas: são tanques construídos para armazenar a água de chuva captada nos telhados das casas; este sistema de abastecimento é capaz de suprir as necessidades básicas (água para beber, cozinhar e higiene) de uma família de até cinco pessoas por até seis meses; 680 famílias já receberam a cisterna beneficiando mais de 3400 pessoas;

Pequenos açudes: são construídos em pontos estratégicos das comunidades com a finalidade de reter e armazenar a enxurrada, evitando que esta se perca e possa ser utilizada na estação seca para irrigar hortas comunitárias; 180 famílias já estão cultivando em torno de 5 açudes beneficiando mais de 800 pessoas;

Vigilantes da Água: são grupos de jovens e adultos voluntários que realizam o monitoramento participativo da qualidade da água das fontes que abastecem as comunidades e verificam se estas são potáveis e seguras para consumo humano; 280 vigilantes da água já foram treinados beneficiando mais de 1400 famílias e 7400 pessoas.

Uma parte importante do trabalho dos vigilantes da água é monitorar a qualidade da água de consumo humano das fontes que abastecem as comunidades. Isso só é possível graças ao uso de um kit ou pequeno laboratório de análises simplificado que permite determinar de forma rápida e segura se uma fonte de água pode ser consumida com segurança pelas pessoas, ou seja, se ela é potável. Esses kits foram desenvolvidos e adaptados para utilização em condições de campo por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico específico, bastando apenas a vontade de aprender os princípios de seu funcionamento e disposição para, voluntariamente, praticar o monitoramento como vigilante em sua comunidade.

Como resultado deste trabalho, destacamos a produção e divulgação para as famílias de informações sobre qualidade de água até então desconhecidas, pois na maioria das comunidades rurais não existem sistemas de monitoramento e controle da qualidade da água das fontes que abastecem as famílias. Aproximadamente 70% da população não conta com serviços de abastecimento de água tratada por meio de redes. Estabelece-se assim, um sistema de alerta nas comunidades informando possíveis problemas de contaminação de água e os riscos de seu consumo pela população.

Cisterna construída pelo Programa Água para a Vida

————————————————————————————————-

Você também pode apoiar este projeto e nos ajudar a melhorar a vida de quem não tem acesso a água de qualidade.

1) Doe um kit dos Vigilantes da Água do nosso Catálogo Presentes de Alegria e Esperança (item 10)

2) Apadrinhe uma criança que vive em umas das comunidades beneficiadas pelo Fundo Cristão para Crianças.

3) Espalhe essa ideia para seus amigos!



Related Post

LEIA TAMBÉM