Você sabe brincar de balança-caixão?

Se é para resgatar as tradições fazemos questão de deixar aqui registrado como se brinca de balança- caixão. Dança típica de Araçuaí (MG), o balança-caixão é uma uma brincadeira de criança, quase um pique-esconde, porém envolve a criação de personagens e representação. Tudo bem ao estilo cultural do Vale do Jequitinhonha!

Balança-Caixão

“Aqui entra corrida, agacha e levanta e até um esconde-esconde. A garotada ganha agilidade e capacidade de desenvolver os movimentos.
PARTICIPANTES: no mínimo três.
COMO BRINCAR: um integrante do grupo é escolhido como um rei e se senta em uma cadeira ou em um muro baixo. Outro participante é eleito o servo. Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto em seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: “Balança, caixão/ balança você dá um tapa nas costas/ e vai se esconder”. O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vão repetindo essa ação, até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas. Ganha quem for pego por último. A brincadeira recomeça com a escolha de outras crianças para representar os personagens. “

Informante: Casinha de Cultura Raio de Sol, comunidade Ponte do Gravatá

O balança-caixão é uma brincadeira típica das casinhas de cultura de Araçuaí (MG), gerenciadas pela organização parceira Associação Comunitária e Infantil de Araçuaí (Associar).

Essas e outras curiosidades você encontra no livro “Casinha de Cultura: um espaço de encontro e convivência” que será publicado pelo Fundo Cristão para Crianças em breve. Aguarde!

Related Post

LEIA TAMBÉM