“Tudo ou tudo”: a história de como uma jovem apadrinhada tem superado as adversidades

Karen Pereira“Para nós é ‘tudo ou tudo’, ‘nada’ não é uma opção”. Com essa frase poderosa, Karen de 15 anos, encerrou sua participação no evento “Girls Leading a More Equal World Event” – Meninas Liderando um Mundo Menos Desigual – realizado pelo ChildFund Internacional, Save the Children, com a participação de senadores e deputados do congresso americano. O evento, aconteceu no Dia Internacional da Mulher e foi um marco para a reintrodução da lei “Girls Lead”, que direciona investimentos da política externa americana para projetos específicos para o desenvolvimento de meninas, no congresso dos Estados Unidos.

Apadrinhada desde pequena e participante ativa das atividades promovidas pelo ChildFund Brasil, com o apoio do seu parceiro local em Belo Horizonte – Gcriva, Karen compartilhou com os participantes a importância de meninas serem estimuladas a assumirem posições de liderança. “Liderar para mim já é algo natural por que pessoas investiram nas minhas habilidades para que eu pudesse reconhecer meus direitos, a minha força e entender que eu posso sim representar outras meninas!”.

Teatro, balé, atividades da Rejudes, oficinas sobre os direitos das crianças e adolescentes e workshops que apoiam os adolescentes na identificação de questões que gostariam de abordar em sua comunidade e no desenvolvimento e implementação de soluções, foram algumas das ferramentas que Karen teve acesso para fortalecer sua autoestima e assumir um papel de liderança em sua comunidade.

Além de estudar e apoiar o desenvolvimento de outras jovens da sua comunidade, Karen também dedica seu tempo para o empreendedorismo (com a supervisão dos seus pais), com um serviço de maquiagem e tranças afro, apoiando o desenvolvimento da autoestima de outras meninas. “Acredito que devemos firmar nossos valores para construir nossa própria história. Por isso, gosto de decidir sobre mim mesma e de ser autêntica”, compartilhou ela.

Todas as atividades que apoiaram o desenvolvimento da Karen, só foram possíveis graças ao apoio dos nossos padrinhos e madrinhas. A contribuição mensal de cada um deles, é que o viabiliza o trabalho do ChildFund Brasil na transformação da vida de milhares de crianças e adolescentes como a Karen, por todo o Brasil.

Karen

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM