Projeto Patrimônio para todos acontece em Fortaleza

Entre os dias 14 e 19 de Novembro, aconteceu na sede do Projeto União, em Fortaleza, no Ceará, o Projeto Patrimônio para Todos. O evento com a participação de 41 jovens e adolescentes assistidos ou apadrinhados pelo Fundo Cristão para Crianças. O desenvolvimento é feito pelo IACC – Instituto de Artes Cultura do Ceará, através da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

O objetivo do projeto é sensibilizar os jovens a respeito da importância da preservação patrimônio cultural. Para isso, foram realizadas oficinas de educação sobre o tema. Durante o processo foram abordados as temáticas de conceitos de cultura, patrimônio natural, material e imaterial.

O desenvolvimento foi gradual, segundo a facilitadora do curso Teresa Cristina Parentes. Ela ainda frisa outros pontos importantes, como a possibilidade dos jovens reconhecerem suas origens e a ampliação de visão de mundo, através dos quais os jovens puderam afirmar valores e cornfirmar ainda mais a auto-valorização. Já a coordenadora do Projeto União, Lindalva Gomes, destaca que os jovens puderam perceber que a cultura está em todo lugar e que eles possuem uma cultura própria.

Andréia, uma das participantes, demonstrou empolgação com o evento. “A formação foi uma oportunidade única. Além de ampliar meus conhecimentos, ainda poderei ser uma multiplicadora deles, já que o curso nos proporciona isso”, disse. Já Janiza, que também participou da formação, faz planos para o futuro. “Quem sabe eu não utilize o conhecimento adquirido para escrever um livro sobre o meu bairro?”, ansia.

Related Post

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM