Primeiro Encontro Regional Rejudes

O grupo Rejudes – Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais, entre março e abril, promoveu o Primeiro Encontro Regional nas cidades de Barbalha (região do Cariri) – CE, Minas Novas (Vale do Jequitinhonha) – MG e Belo Horizonte – MG.

Na região do Cariri – CE, o encontro contou com a participação de 20 jovens, e educadores sociais de nove organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil.

rejudes cariri1      rejudes cariri3rejudes cariri4

Algumas das atividades exercidas no encontro foram as boas práticas e desafios dos grupos locais, a realidade dos grupos já existentes a partir da visão dos jovens e educadores, além do levantamento e planejamento das ações para o segundo trimestre.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

rejudes cariri5

Os jovens levaram para o encontro não só as experiências de suas localidades, mas também o ânimo e a alegria de um verdadeiro “Rejudeiro”. Os debates e apresentações mostraram que eles estão no caminho certo para continuar fortalecendo e expandindo a Rejudes.

rejudes cariri7       rejudes cariri6

As organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil em BH: GRIASC, GCRIVA, GEDAM e Centro Social de Apoio à Criança e Adolescente do Conjunto Paulo VI, participaram com um total de 29 jovens.

O evento teve como objetivo promover a imersão do jovem com a Rejudes e dialogar sobre o Estatuto da Juventude, além de elaborar plano de ação para as próximas intervenções da rede na região metropolitana de Belo Horizonte.

rejudes bh1 rejudes bh2                 rejudes bh3

Os jovens participaram de dinâmicas para se conhecerem, discutiram sobre a Rejudes, socializaram boas práticas e formularam acordos de convivência para o encontro. No final, avaliaram o encontro como “uma oportunidade de aprendizado criativo e produtivo”.

rejudes bh4              rejudes bh5 rejudes bh6                   rejudes bh7 rejudes bh8

O encontro no Vale do Jequitinhonha contou com 34 jovens, representando 17 organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil.

rejudes vale 4          rejudes vale rejudes vale2

Os jovens foram levados à reflexão do que seria ser um jovem brasileiro no Vale do Jequitinhonha. Foi um momento de excelente oportunidade para compartilhar os sonhos e anseios da juventude. “Fico feliz em estar aqui, e saber que pela primeira vez estão dando voz para que possamos colocar nossos pensamentos e participar falando o que queremos”, disse uma jovem. Os educadores trabalharam através das tecnologias sociais do ChildFund Brasil e através de trabalhos com expressão corporal e vocal, sempre lembrando crenças e valores, ressaltando também a cultura e a beleza do Vale.
Temas importantes como: educação, família, convivência comunitária, segurança e oportunidades, foram levantados pelos jovens durante os encontros.
Os jovens do Vale não perdem a esperança de um futuro promissor. Sabem que as dificuldades que enfrentam serão a escada para o sucesso, na busca de seus sonhos.

rejudes vale7         rejudes vale6 rejudes vale5

Esses encontros são importantes para que os jovens se preparem para o Encontro Nacional da Rejudes que acontecerá em junho no Ceará.

Aplausos para essa juventude sedenta por mudanças.

ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM