Escola Família Agrícola: educação com sustentabilidade

Aprender fazendo, este é caminho de quem estuda na Escola Família Agrícola – EFA, em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha/MG. Crianças de 12 a 15 anos, inscritas nas organizações parceiras do Fundo Cristão para Crianças, são encaminhas à instituição para aprender matérias do Ensino Fundamental e disciplinas de formação em agropecuária.

No método da pedagogia da alternância, os estudantes passam uma semana na escola, aprendendo conteúdos teóricos e vivenciando situações práticas nos diversos sistemas produtivos existentes, como criação de animais (suínos, aves, abelhas, cabras, gado leiteiro) e plantio de frutas e hortaliças. Na semana seguinte vão para suas casas colocar em prática os conhecimentos adquiridos na escola, adaptando-os à realidade de suas famílias. Ao retornarem novamente à escola compartilham suas experiências e vivencias, fechando o ciclo de aprendizado.

Atualmente, a escola é mantida com recursos repassados pelas organizações conveniadas, convênios com o governo e com o lucro da venda de parte da produção na feira local e comunidades próximas. O projeto social Educação, Produção e Sustentabilidade propõe um novo modelo de financiamento e manutenção para a EFA baseado na experiência da Escuela Agrícola de San Francisco de Asis desenvolvida pela Fundacion Paraguaya dentro de seu programa Escolas Autosuficientes.

Neste modelo, os custos da EFA passarão a ser pagos com a renda gerada com a venda da produção dos seus diferentes sistemas produtivos, além de continuarem funcionando como unidades demonstrativas para as aulas práticas e fornecimento de alimentação para os estudantes. Luis Fernando Cateura, gerente do Programa Escolas Autosuficientes, da Fundación Paraguaya, no Paraguai, veio ao Brasil para desenvolver os estudos de campo na EFA e na região de Virgem da Lapa visando a elaboração do plano de negócios que permitirá à escola aumentar sua produção e gerar a renda necessária para alcançar sua sustentabilidade financeira. Este projeto teve inicio em março de 2009 e concluído em março de 2011 com investimentos totais de U$105.000,00.

Related Post

LEIA TAMBÉM